caso de caserna- O PLANO DE FÉRIAS DO VELHO QUARTEL

O PLANO DE FÉRIAS DO VELHO QUARTEL

O comandante já não agüentava mais cobrar do subcomandante o plano de férias. O escalão superior andava em cima e , como havia marcado uma data, estava no seu papel de fiscalizador e queria o plano de férias na data marcada.

O sub, por seu turno, acionava o encarregado de pessoal. Este, por sinal, era muito enrolado, mais ainda eram os subordinados: cada um queria o melhor período e o serviço que se danasse. Era o médico que queria 45 dias de férias, férias de general diziam; o subcomandante queria o período de Natal e Ano Novo, deixando o comandante, que era nordestino, com o pior período, e por aí vai.

Certo dia, o comandante já não suportando mais a indecisão, chama o sub e manda tocar formatura.

- Que é isso? São três horas da tarde. No mínimo deve ser notícia de aumento ou cadeia para uma meia dúzia, comentavam os soldados.

Com o quartel formado por subunidades, o Estado Maior e banda á frente, o comandante chama o encarregado de pessoal para ficar ao seu lado com uma prancheta , lápis e papel. Em seguida dá a ordem ao subcomandante para colocar o batalhão em forma por postos e graduações por 12(doze).Todos estranharam, mas .....

- Subcomandante, só deixe o Estado Maior para depois. Mas coloque também, com o Estado Maior os sargentos , cabos e soldados antigos das seções. Tire os recrutas e todas as colunas tem de ser iguais em número de oficiais, sargentos, cabos e soldados.

- Muito bem, comandante, respondeu o sub e foi cumprir a ordem.

Quando tudo estava pronto, o comandante chamou o encarregado de pessoal e deu-lhe a ordem:

- S/1: aí está o plano de férias. Anote tudo e mande para a Brigada( Escalão superior ao batalhão) em caráter URGENTE, hoje mesmo.