ATENÇÃO: NOTICIA DE ULTIMA HORA!

[P'ra mentira ser segura

E atingir profundidade

Tem que trazer à mistura

Qualquer coisa de verdade]

in ESTE LIVRO QUE VOS DEIXO de António Aleixo

* * *

Hoje é notícia em Portugal um pequena aldeia do litoral centro, devido um facto verdadeiramente invulgar.

Com efeito este é o único local do Mundo onde hoje é o dia 32 de Março, pormenor que está despertando enorme curiosidade entre a população portuguesa e a originar autêntica romaria à localidade por parte de todo o tipo de pessoas.

Como é natural a comunicação social não poderia ficar indiferente e são já vários os órgãos de informação creditados no local.

A aldeia, com o nome de Casais da Serra, já de si possui factos curiosos, pois pertence a três Freguesias (Landal, Alguber e Rio Maior), três Concelhos (Caldas da Rainha, Cadaval e Rio Maior), três Distritos (Leiria, Lisboa e Santarém) e duas Províncias (Estremadura e Ribatejo), mas além disso é o local de origem e residência de duas personalidades deveras importantes: O poeta Henri e o criativo Jotacapa.

É precisamente devido a Jotacapa que está acontecendo todo este aparato e a romaria não pára de se suceder desde as primeiras horas da madrugada, prevendo-se que até ao final do dia e mesmo durante o fim-de-semana, a localidade venha a ser visitada por milhares de pessoas.

Existem várias barracas de comes e bebes instaladas por toda a localidade, com os tradicionais couratos assados, acompanhados com parafusos de generoso vinho.

Num clima de grande animação, os curiosos tentam saber o mais que podem de tão extraordinária personalidade e vagueiam por todo o lado em busca de novidades.

Vizinhos e conhecidos aprestam-se a dar o melhor de si, o que no entanto não parece ser o suficiente, pois existe um grande clima de contradição – o que não é de estranhar ante tão controversa personalidade.

Uns dizem que esteve em África, onde foi pescador à linha, de crocodilos e tubarões e ainda caçador de leões com ratoeiras e encantador de jibóias e domador de moscas Tsé-Tsé; outros garantem que foi valente soldado na guerra contra os independentistas e que se naquele tempo houvesse outro como ele, Angola e as restantes ex-colónias, ainda hoje seriam portuguesas.

Já outros, menos apreciadores das suas patranhas, garantem que ele nem sequer esteve em África, aliás há mesmo quem garanta que ele nunca saiu da freguesia, a não ser quando teve de ir a tribunal responder, sob a acusação de ter ido confessar ao padre, pecados alheios!…

Esses detractores – ou invejosos como queiram – afirmam a pé firme, que as peles de leão que ele possui em casa – e já mostrou a quem quis ver – são afinal peles de gatos que ele matou por não o deixarem dormir durante a noite e que os seus setenta pares de botas de crocodilo, são afinal feitas de peles de lagartixas velhas.

Todos gostariam de ver ou falar com o Jotacapa, mas este foi terminantemente proibido de o fazer pelos conterrâneos, porque ninguém iria acreditar naquilo que diria, colocando-se a hipótese de ir adensar ainda mais o mistério em seu redor.

Para esclarecer o facto de ser este o dia ser 32 de Março, foi explicado que o dia 1 de Abril é apenas para os milhões de mentirosos que abundam pelo Mundo e não havia espaço possível nesse dia para tão talentosa personalidade, vendo-se a localidade na necessidade de acrescentar um dia mais ao mês de Março, deixando de existir o primeiro dia de Abril, motivo pelo qual amanhã será já o dia dois.

Neste dia está prevista ainda a inauguração da Rua 32 de Março, presidida pelo Sr. Presidente da Câmara e com a presença das mais Altas Individualidades do Concelho, facto que está a levar todas as pessoas a ponderarem pedir uma rua com o mesmo nome para todas as outras aldeias em redor.

Existe mesmo na Assembleia da Republica Portuguesa, uma petição de vários Concelhos que querem acabar de vez com o dia 1º de Abril, pois com receio de ouvirem tanta gente faltar à verdade, preferem que esta seja desrespeitada apenas por uma única pessoa.

Naturalmente que os políticos irão reprovar tal iniciativa, visto que assim as suas menti… vozes, deixariam de chegar ao povo uma vez por ano!...

Pessoas mais idosas, recordam-se de o Jota ser um garoto e já nesse tempo mostrar um talento inato que espantava toda a gente. Com efeito o pequeno Jotazinho parece ter sido o primeiro homem a chegar à Lua, numas botas de sete léguas; certo dia pescou um navio de guerra carregado de peixe, sem tirar sequer os pés da areia da praia; teve uma ovelha que pariu 20 carneiros já desmamados e a pesarem vinte quilos cada um; matou um dia – com uma única pedrada certeira – 4 lobos que lhe atacavam o rebanho…

Mas o facto mais extraordinário ocorreu quando era apicultor e, embora não sabendo ao certo quantos enxames possuía, conhecia – pelo voar – as suas abelhas uma por uma, tendo a mais produtiva de todas – de nome Rosinha – num só ano, produzido três toneladas de mel.

Diz-se que se Pinóquio tivesse um milésimo do talento de Jotacapa, o livro de Júlio Verne: “A volta ao Mundo em oitenta dias” deixaria de fazer sentido, uma vez que o nariz do Pinóquio faria o percurso em apenas poucos minutos.

Para se calcular a importância de tão intrigante personalidade, veja-se alguma das palavras e expressões a que o seu talento deu origem… Por exemplo, a palavra “regar” passou a constar no dicionário como sendo sinónimo de “mentir”, assim como as expressões “estás a meter água”, “Estou a ficar molhado com tanta conversa”, “Vou vestir um fato enxuto e já volto” ou “O sol brilhava até tu apareceres”.

Quando algum português por esse Mundo fora lhes atirar com estas expressões, agora já sabem que lhes estão a chamar mentirosos ou “regadores”.

Diz-se que o poeta Henri era seu amigo, mas um dia percebeu que ninguém levaria a sua poesia a sério, enquanto convivesse com tal colega e, vai daí, deixou de lhe falar de uma vez por todas.

Parece que a ideia deu frutos pois que, depois disso, o poeta já foi lido e apreciado por mais de 7 pessoas em todo o Mundo e arredores.

Alguém propôs que os dois amigos deveriam fazer as pazes, mas a ideia não deu os seus frutos e a única coisa que se conseguiu, foi uma foto dos dois, de costas voltadas, o que acaba por não permitir a sua publicação nos jornais visto o perfil de ambos não ser nada fotogénico.

E ficamos por aqui a colher mais informações, enquanto tal se justifique!

Casais da Serra, 32 de Março de 2007,

Adolfo Dias Pinóquio

HENRICABILIO
Enviado por HENRICABILIO em 01/04/2007
Reeditado em 06/04/2009
Código do texto: T433533
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.