ACHO TÃO BONITA GENTE FEIA

Costumo respeitar a privacidade dos..., na tentativa de preservar a minha, mas quando mora no mesmo cafofo, é inevitável não ouvir umas e outras confabulações. Meu filho conversava com a professora minha esposa: - Mãe, o pai é um gozador nato, caçoa de tudo, se não tem de quem mangar, faz mangofa de se próprio. Né bem assim não meu garoto. Seu pai é um observador e acaba batendo com a língua entre os dentes, delatando o que observou. No carnaval sassariquei no cordão do Bola Preta na Cinelândia, fui ao baile dos enxutos no Cine São Jose na Praça Tiradentes, segui o bloco bafo da onça no catumbi, tudo isso no Rio de Janeiro, como também, passei pelo galo da madrugada nas ladeiras de Olinda, Na folia cruzei com muita gente alegre e bonita. Vi folião modesto, outros coloridos e extravagantes. Alguém se escondendo por traz da mascara, vivendo na sombra do disfarce e, a fantasia funde o imaginário a realidade, enquanto o pierrô, a colombina banha-se de confetes, serpentina, purpurina, plumas e paetês. Você nem imagina, mas tem folião que já nasceu fantasiado, não necessita de adereços para participar dos concursos de fantasia e, no quesito originalidade sagra-se campeão do baile, fantasiado da feiúra. Para este, o carnaval é eterno, a fantasia é intrínseca ao seu corpo e ao seu trejeito, Digo sem sombra de dúvidas, conheço pessoas que já nasceram fantasiados. No sábado gordo entra no baile vestido com a fantasia feiúra e, sai na quarta feira de cinzas fantasiado de marmota, A mascara não esconde a feiúra. Você pode até discordar do que digo, mas acho tão bonita gente feia!