UMA ESCOLA RURAL

A professora, excelente!Tanto que além de ensinar aos alunos o programa do curso primário (naquele tempo até o quarto ano), fazia questão de ensiná-los algumas palavras em inglês e francês. Se algum dia vocês visitarem estes países, não passarão fome, dizia ela.

A classe era composta por trinta alunos. Dentre eles estavam o Pedro e o José, que a turma chamava de Zé Tendinha. Na sala sentavam-se lado a lado, no banco de madeira.O Zé sofria com as brincadeira do Pedro.Este, por sua vez, perturbava a todos na hora do recreio.Ninguém sabia o motivo pelo qual o Pedro sempre tinha um grande espinho de laranja ,no bolso..Naquele dia a professora começaria com a argüição da turma, para avaliar o seu conhecimento.

Iniciada a aula, a professora foi logo dirigindo-se ao Zé Tendinha:- José, você será o primeiro a ser argüido,e fez a pergunta:-Como se pronuncia "eu" em inglês?

O José olhava de um lado para o outro,com aquela cara de quem estava pedindo por socorro.O Pedro ao seu lado, em vez de socorrer ao colega, deu-lhe uma fisgada nas nádegas com o espinho.Aí o José deu o grito :- “ Ai”. Muito bem! Disse a professora. E comentou:- Acho que é o seu primeiro acerto no ano...

Vamos à outra pergunta:- Como se pronuncia o “sim” em francês? Aí é que o Tendinha paralisou de vez. Não deu nem tempo de olhar para os colegas, e o Pedro deu-lhe outra cutucada, no mesmo local,com o espinho.Outro grito do José:-“Ui”. Bravo José! Você acertou mais uma. Mas não precisava responder tão alto.. Bem que sua mãe me disse que você estava estudando mais.

Vamos a terceira e última pergunta:- Cite o nome de um estado norte-americano.O José nem desconfiava se isto era nome de gente ou de bicho.Quando ele estava tentando pensar, eis que o Pedro diz:-Responde Zé! E deu-lhe uma tremenda espinhada, com o espinho penetrando mais da metade no local das outras. Desta vez o grito do José foi muito maior:-“ Ô raio!”.Nem acredito, disse a professora.Vou lhe dar um “dez” com a maior alegria. O José não estava muito entusiasmado, pois o seu “traseiro” doía muito.

Agora é sua vez, Pedro! Disse a professora.E perguntou-lhe:- Qual a diferença entre equinócio e solstício? Depois de um determinado tempo, tudo em silêncio, e o Pedro pensando:- Isto é pior do que pegar um porco-espinho com as mãos...

Vamos Pedro! Disse a professora. O Pedro teve uma brilhante idéia: Pegou o espinho e entregou-lhe ao Tendinha. Este entendeu logo o que o Pedro queria.Tomou o espinho com as duas mãos a aplicou-lhe uma tremenda fisgada, chegando a quebrá-lo dentro das nádegas do Pedro.

Veio daí aquele berro:- “FDP” !

A professora no maior susto, foi logo dando a sentença:- Você está suspenso por uma semana Pedro!

O José saiu em uma desabalada carreira em direção `a sua casa, sempre olhando para trás para ver se o Pedro estava ao seu encalço!

Murilo Vidigal Carneiro

Calambau,janeiro\2018

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 08/02/2018
Código do texto: T6248769
Classificação de conteúdo: seguro