10 coisas que acontecem quando voce faz 50

1. Você percebe que, definitivamente, seu corpo não é mais o mesmo: na verdade voce já vem percebendo isso há pelo menos uns 6 anos…mas aí qualquer dúvida se dissipa. Seus ombros aumentaram, aquele vestido de alcinhas parece ter encolhido e a odiosa gordurinha flácida do tchauzinho se instalou de vez…

2. Quando alguma amiga faz 40 (ou está prestes a fazer): se ela deixa a entender que está se sentindo “velha”, você tem vontade de dar um tapa nela…

3. Estabelecer prioridades claras não é problema pra você: voce já tinha começado a fazer isso desde os 40, mas de modo mais “Juninho”, agora voce tá no “Master”. Priorizar é algo que ninguém precisa te dizer pra fazer. Você está mais do que consciente de que metade do rolo do filme já se foi e, como nunca antes, voce quer focar. Excelente!

4. As pessoas agora não te perguntam mais se voce não vai ter outro filho…resolvido!

5. Voce desiste de pedir para atendentes em geral NÃO te chamarem de senhora: seu tempo é precioso.

6. Voce pode se sentir confiante e com moral para ocasionalmente dar conselhos: meio século de vida é bastante chão, sua vivência é sua plataforma. Pra muita gente voce pode dizer: “tenho idade pra ser sua mãe…”

7. A superfície do seu criado-mudo começa a encolher: óculos, estojo de lente de contato, livros, remedinhos variados… falta espaço.

8. A aposentadoria, a doença (ou falecimento) de pais ou sogros: isso agora é parte substancial e irreversível das conversas que você tem com os amigos da sua faixa de idade (ok, talvez amigos um pouquinho mais velhos, vai...)

9. Nos círculos mais jovens, vira e mexe voce menciona o curso de datilografia que fez, ou as brincadeiras de infância na rua, ou como, na escola, a classe inteira ficava em pé quando entrava a diretora: a reação é aquela cara de ponto de interrogaçao. Você é um alienígena.

10. Voce ama deixar a rádio nos Anos 70: simplesmente porque é a melhor música. Air Supply, Peter Frampton, Carpenters, James Taylor, Milton Nascimento, The Sylistics, Kool and the Gang, Lionel Ritchie, K.C. and The Sunshine Band, Abba, Bee Gees, Elton John (quem de nós não adorava ouvir “Goodbye Yellow Brick Road” e não amava cantar junto na parte ” Ahaha-Aaaahã…”, que atire a primeira pedra!)

11. Bônus: voce tem uma certa peninha dos adolescentes de hoje que nunca provaram o êxtase de receber pelo correio uma carta perfumada de alguém especial. Trocando em miúdos, voce está feliz de ter nascido nos anos 60.