O segredo do Comandante

O destroier, navio de combate para caçar e destruir submarinos, detectou o inimigo e foi dado o alarme geral : GUARNECER POSTOS DE COMBATE!!Os tripulantes, muito bem treinados, ocuparam suas posições. O comandante do navio, um Velho Marinheiro, que já participara de vários combates navais, cumpria um ritual que não dividia com ninguém, e todos, que já conheciam sua fama de rigoroso e competente, atribuíam seus sucessos àquele ritual. Imediatamente, antes de se lançar ao combate, logo após o toque de Guarnecer Postos de Combate, ele abria o seu cofre, que tinha senha complicada, tirava um envelope timbrado, dele pegava um papel dobrado, abria, lia e o guardava no mesmo envelope, fechando o cofre. E saía para o combate. O comandante se transformava. AO ATAQUE! TODO LEME A BORESTE! LANÇAR BOMBAS DE BOMBORDO! E o ataque era um sucesso. A fama do comandante se espalhava. Ele era exigente, brabo, inteligente, sagaz e mantinha sua tripulação sempre pronta para o combate...

E isso se repetia: imediatamente antes de se lançar ao combate, logo após o toque de Guarnecer Postos de Combate!! Cumpria o ritual. O comandante se transformava. TODO LEME A BOMBORDO! LANÇAR BOMBAS DE BORESTE! E o ataque era um sucesso.

Mas a curiosidade se espalhava no navio e ninguém ousava perguntar qual o segredo que existia naquele papelzinho, que após lido sempre deixava o comandante um às e resultava em vitória. Tal se deu que o mistério e o medo de perguntar tomou conta da tripulação. E fermentava a curiosidade. Reinaram estórias na Praça d’armas, nos alojamentos da tripulação, durante os papos descontraídos ou nos exercícios... Será que havia droga no papel? Ah! Deve ser um resumo das manobras de combate. Outros comentavam: é uma oração, pedindo proteção. Mas por que guardar num cofre, a sete chaves? E surgia sabichão: é a benção do capelão naval ao navio... O comandante até coroinha já tinha sido. Vocês não sabiam? Outros, mais céticos e que não gostavam do comandante, se benziam e diziam: aquilo tem parte com o capeta!

Mas um dia, em pleno combate, o comandante é atingido por estilhaços de uma bomba e morre. Assumiu o comando o Imediato... Ao término de tudo, o assunto era o segredo do comandante... E o Imediato mais três testemunhas localizaram a senha do cofre, abriram, pegaram o envelope e leram o papel: Era um bilhete que dizia: Comandante, não esqueça: Boreste é para a direita e Bombordo é para a esquerda.