"O causo das OREIAS"
   

                  Ver a imagem de origem


...ah! Antes de mais nada não é mentira não heim!!!
Mas que somo meio exagerado, tanto eu como o artista desse causo, ah, nóis somo mesmo!!!!!!!!!!!!!!!


Vamo lá... .

Conta um conhecido meu que num belo dia de semana, adispois que a patroa deu uma saidinha para ir na casa de uma comadre deles, pensou:

-Vou fazê um agrado e ao mesmo tempo uma surpresinha pra ela! ...coitadinha tudo é com ela, não justo!


... é armoço, café, café e mais café, mistura que não acaba mais, janta e mais café de novo, pão e comida a dá com pau e de tudo quanto é tipo, pois bem vou aproitá e fazê este agrado pra madame!!

Fechei a casa toda e pensei, já que é uma surpresa vou caprichá e si precisá até acendu uma VELA pra enfeitá a mesa, incrusive tem essa velinha de 7 dia, vou vê...

Comecei a tragédia, ...se arrependimento matasse....


-Primeiro peguei uma bacia bem grande joguei um saco de trigo de 5 quilo, um pote de fermentu, dispejei tudo  im drento do bacião e comecei a botá agua...
-adispois comecei a mexê, e dê-le agua e mais agua...
-Não podia pará de mexê...
-E aquilo cresceu e mais que fofoca e noticia ruim ...
-O braçu nessas artura já estava em "ACHA" ( nóis fala anssim por aqui quando estamu muito cansado), de tanto mexê pra e pra cá...
-Ufa! parece que deu!
-Deu nada, o pió vem agora...
-Comecei a fritá...
-Sem brincadeira, foi mais ou menos, na verdade acho que mais, de uns
10 litro de ÓIO...
- Cada fritada era um monte de OREIA que saia...
- Ocupei tudo que era de prato, bacia grande, média, pequena, cambuca de tudo quanto é tipo, tampa de panela, panela de PREÇÃO e não vão acraditá, quandu já não tinha mais onde botá OREIA, peguei os pratinho de vaso das folhage DELA e lotei tudinho tumbém...
- A minha sorte que ELA gosta de FRÔ...
- Com a casa fechada, inventei de espiá pela greta da parede e não é que a MARVADA  já tava de vorta e bem pertinho...?
- Pensei o quê que eu vou fazê agora pra escondê tudo isso?
- Era drento da geladeira, os armário tudo lotado, que tive inté que empurrá com os pé, pra cabê. e fechá as porta dele ...
-Inté debaxo das cama e UFA de novo, mas parece que deu; ...tá tudo nos controle, graças...
-Desconfiada e muié é coisa séria, a gente pode fazê o possivi, mas pra enganá as BICHINHA, não é façi não!...
-Quando achei que tava "POR CIMA da CARNE SECA", vem escomungado do MAGRELO (magrelo é o nome do nosso cahorro) e passa pela cortina do quarto pra cozinha com umas
10 OREIA na boca...
-Já dá pra voceis imagiá o que eu iscutei da NEGA VÉIA...

 
...foi anssim ou mais ou menos anssim, que se deu aquela aventura e aquele causo das
OREIAS, onde comi..., inté pelo ZÓIO.......................!



"AH! como diz aquele artista eu ARMENTU, mais não INVENTU não"!