Meteorologia de Elevador

Basta entrar no elevador, encontrar uma pessoa estranha, e surge aquela inaudita necessidade ambiental de conversar sobre o clima.

"- Esfriou, né?"

"- Tempo louco..."

"- Ouvi no rádio que vai chover, li no site que vem vindo uma frente fria".

Incrível. Basta uma ascensão ou descida vertical que alguma coisa no cérebro ativa a capacidade de compreensão acerca dos cumulus-nimbus e anticiclones.

Pessoalmente, não costumo conversar com estranhos. Muito menos abrir minhas intimidades intempéricas por quaisquer dois ou três andares. Mas, assim como as mudanças de tempo, é possível detectar os sinais de que alguém está prestes a precipitar o palavrório climático. Dois ou três no elevador. Silêncio constrangedor. Alguém aperta um andar alto. Um clique indistinto seguido de zunidos perturbadores nos mecanismos do contrapeso. O carro se movimenta.

Vou logo fazendo a minha simpatia para livrar-me do Efeito Meteorologista Amador em Ascensão:

E para tal mister, já elucido, a melhor simpatia é a antipatia!

Fecho a cara e meto um ar de tolerância zero. O primeiro engraçadinho que se aventurar a um "acho que vai chover..." já leva logo um "e daí?" pra ficar esperto.