EMPREGUE O PLURAL

Durante um certo comício, um candidato discursava calorosamente com o seu eleitorado.

- Meu povo! Se eu for eleito, prometo jamais virar as costas para meus fiéis eleitores

- Se for eleito! No meu governo, nóis vai ter mais moradia de qualidade!

- Nóis vai ter mais educação!

- Nóis vai ter saúde!

- Nóis vai melhorar o saneamento básico!

- Nóis vai garantir mais segurança!

- Nóis vai ter mais comida no prato para saciar a fome do povo!

O candidato, eloquentemente, emendava uma promessa atrás de outra para o desespero do assessor de campanha, que se contorcia no canto do palanque, a cada erro de concordância que o candidato cometia.

Cansado de ouvir o parlamentar assassinar o bom português durante seu ferrenho discurso, aproximou-se, sorrateiramente, do ouvido do candidato e sussurrou: - Empregue o plural, candidato! Que o senhor ganha mais voto!

O candidato, num estalo, feliz com a informação, brada em alto e bom tom:

- E muito bem lembrado! Se eu for eleito…

- Nóis vai empregar o plural!

- Nóis vai empregar a mãe do plural, o irmão, o tio, a sogra e toda a sua família! O emprego será prioridade em meu governo!!!!!

Autor: tradição oral (desconhecido ou domínio público)

Recontada por: Profirmeza

Gênero textual: anedota

* Esta história colhi na tradição oral de minha comunidade. Portanto, estou recontando-a de acordo com o que retive na minha memória e com minhas letras.