JESUS NA CRACOLÂNDIA

ESPECIAL DE NATAL

Proposta: Esquetes sobre o Natal, Jesus nos dias de hoje, crítica com comédia.

Texto 1 - JESUS NA CRACOLÂNDIA

Personagens: Deus (narrador), Suicida, Jesus, Douglas (craqueiro), Policial

DEUS: - Para onde vou enviar meu filho amado hoje? Dos mortos trouxe vários, de câncer, curou milhares, mas das drogas, admito, tenho falhado. Ah, já sei, vou enviá-lo para aquele lugar chamado cracolândia, vamos ver como será seu desempenho.- Filho, hoje tenho uma missão pra você, vai tirar das drogas um rapaz que venho acompanhando há tempo. Vá lá e faça o milagre!

JESUS ESTAVA NO ALTO DE UM PRÉDIO TENTANDO CONVENCER UM MARIDO TRAÍDO A NÃO SE MATAR, QUANDO HOUVE O CHAMADO DO PAI, E ASSIM RESPONDE:

JESUS: - Poxa Pai, justo quando estava quase o convencendo, o Sr. me chama! Deixe-me terminar o que comecei!

DEUS: Filho… Diga pra ele, que ela não valia nada, que tenho planos melhores pra ele. Só fale no seu ouvido: - Ketlin lhe espera hoje à noite.

JESUS: - Tudo bem, não entendi bolhufas, mas quem sou eu pra discordar de Deus.

ENTÃO JESUS SE APROXIMA DO SUICIDA E FALA TAIS PALAVRAS. NUM INSTANTE ELE MUDA SUA FISIONOMIA E SAI CORRENDO GRITANDO:

SUICIDA: - Eu sabia, eu sabia. Então Jesus impressionado diz:

JESUS: - Eita, partiu cracolândia.

CHEGANDO LÁ, DE LONGE JÁ VISTA DOUGLAS, RAPAZ MAGRICELO, OLHAR FIXO NO CHÃO. E ENTÃO DIZ:

JESUS: - Acho que já fiz coisas mais difíceis, vamos lá…- Boa tarde! Você deve ser o Douglas, certo?

DOUGLAS: - Só tenho 5, só tenho 5, me dá, me dá!!

JESUS: - Posso lhe dar tudo que precisa, sem nada em troca irmão!

DOUGLAS: - Tudo? Mas tudo mesmo? Tipo, pó, erva, pedra, bala?

JESUS: - Meu filho, do pó viemos…

DOUGLAS: - Ihh, mais um crente! Sai, sai, me deixa em paz, a palavra de Deus nunca me deu barato.

JESUS: Ah, então é assim! Num golpe mágico, Jesus trouxe, pó, erva, pedra e bala, e entrega a Douglas.

DOUGLAS: Assustado, ele diz: - Mano, de que boca tu é? Vaza daqui rápido, vão te matar!

NISSO CHEGA UM GRUPO DE POLICIAIS INVADINDO O LOCAL, UM DOS POLICIAIS AVISTA JESUS E DOUGLAS E OS INDAGA:

POLICIAL: (mancando) - Vamos pessoal, vamos circular, andando, andando!

JESUS: - Caro irmão, eu ando por todo o mundo, somente hoje, já estive na Roma antiga, e num futuro distante, salvei um gladiador de um leão e uma criança de um ataque de raios gama…

O POLICIAL FAZENDO CARA DE POUCO CASO CUTUCA EM DOUGLAS:

POLICIAL: - Achei que você era o drogado, mas esse aí deve ter cheirado 1 kg de branca. Mas então, Senhor?

JESUS: - Jesus meu filho, Jesus é meu nome.

DOUGLAS: (SUSSURRANDO): - Putz, tenho que gravar isso, boca do Jesus, depois me passa o endereço hein!! Em seguida sai correndo.

POLICIAL: - Ah, tá, e mora onde? Posso saber?

JESUS: - Moro com o Pai.

POLICIAL: - Ihh, mas um filhinho de papai que vem pra cá atrás de droga. - É o seguinte magrão, vai embora logo, senão te levo em cana junto com mais uma turma. Hoje o dia não vai ser fácil, o que tem de maluco aqui, você não tem noção. Esses não tem mais jeito não, você eu nem quero prender, vai que é filho de alguém importante (sussurrando)!

JESUS: - Não posso ir embora, não terminei o que comecei.

POLICIAL: - E o que você começou? Se for um baseado, vai terminar lá na tua casa!

JESUS: - Eu vim curar o Douglas, tirar ele desse mundo das drogas, mostrar a luz, explicar o sentido da vida…

POLICIAL: - Acho bom não terminar o baseado não (risada irônica). Tá certo maluco, vamos supor então que você seja alguém com esse poder, ehehe, de curar as pessoas. Eu tenho um problema sério no joelho, notou que eu manco? (olhando pra platéia) - Agora quero ver, nasci assim, não consigo me agachar, nunca pude jogar futebol, dançar, enfim, quase nada.

JESUS: - Estou parecendo o gênio da lâmpada, mas tudo bem. Está sentindo algo diferente?

POLICIAL: - Mas um charlatão, (nisso ele começa a dobrar a perna com problema, em seguida toca um funk, “chão, chão, chão”), estou curado!! Estou curado!! Quanto lhe devo?

JESUS: - Não deve nada, apenas olhe para as pessoas com empatia, se ponha no lugar delas. Nisso se abraçam e Douglas de longe aparece e não acredita no que está vendo.

DOUGLAS: - Caraca mano! O magrão é foda, deve ser dono da favela inteira, já puxou até o “puliça” pro bando dele. Vou lá ver se ele ainda tem o bagulho. - E aí magrão, ainda tem os bagulho? Pó, erva, pedra, bala… hehehehhe Vai dar boa!!

JESUS: Tira do bolso, um chimarrão, uma pedra de rio e um punhado de bala (sete-belo).

DOUGLAS: - Engraçadinho você hein! E cadê o pó??

JESUS: Do pó viemos...