E o sovaco, como vai?

Estando no período de praia e, agora o carnaval, a gente acaba convivendo com várias pessoas ao mesmo tempo dentro de casa e não dá pra fugir de certas observações sobre o comportamento humano.

Quando chega a hora do banho, por exemplo, é aquele furdunço. O povo chega a sair se arrumando de dentro do banheiro para o próximo entrar de modo que ninguém se atrase para o próximo divertimento.

Pois foi num desses momentos, que fiquei prestando atenção na forma que cada um aplica o desodorante nas axilas - sovaco, para se proteger do mau odor (vulgo cê-cê ou asa). Uns aplicam um único jato em cada braço, com a maior certeza da inocência dos seus sovacos, outros aplicam dois, três... como que já antevendo o desespero que ficará quando o tal cê-cê resolver se liberar e tiver que ficar com os braços grudados ao corpo até voltar pra casa (eca). Tem uns e outros que se dão ao luxo de nem usar desodorante, poucos é verdade, mas são considerados pelo resto da galera como um baita sortudo.

Foi então que resolvi estudar um pouco sobre o assunto e, quem sabe, poder ajudar alguém a ficar mais tranquilo e até economizar no desodorante, que, cá pra nós, está caro pra caramba. Como na minha observação não vi ninguém usando desodorante rolon nem em creme, fiz meus estudos sobre o uso de desodorante antitranspirante spray.

Lá no “tio Google” www.mdsaude.com, vi que temos dois tipos de glândulas sudoríparas: écrinas e apócrinas, sendo a primeira a inocente da história e está espalhada em toda superfície da nossa pele. Já a segunda começa sua liberação de suor na maior das inocências, mas dependendo dos cuidados que temos com nosso corpo e nossa saúde, incluindo o tipo de alimentação (alho, cebola...) é que a coisa se complica e o cê-cê se instala, grudando na pele, roupa, narinas e se espalhando pelo nosso universo de convivência. Daí só muito amor pra alguém ficar por perto... mas não dá pra fechar a questão, pois há quem goste dum cêcêzinho, e daí..!

Gente amiga, sendo uma questão de saúde do corpo, só lamento, mas não adianta deixar o sovaco gelado de tanto jato do spray e o banheiro perfumado, o cê-cê virá bombando igual. O jeito é procurar ajuda médica (dermatologista).

Ficaram as perguntas:

Será que emplastar o sovaco com desodorante rolon ou creme (tipo Pierre Alexander – eu usei), adianta pra diminuir o mau odor? Sei que as roupas ficam bem engomadinhas...

Será que vou deixar alguém preocupado(a), pra pular neste sábado de carnaval? Se sim, desculpem, por favor!

Tânia França
Enviado por Tânia França em 02/03/2019
Código do texto: T6588039
Classificação de conteúdo: seguro