A VACA "BARBUDA"

Há muito não ouvia a palavra balbúrdia. Tal palavra significa: confusão, algazarra, desordem, tumulto.

No meu tempo de estudante, na então Escola Agrotécnica Nilo Peçanha, em Pinheiral-RJ, tinha um Inspetor de alunos, o Sr.Tavares , que usava muito essa palavra. Enérgico, não admitia balbúrdia entre os alunos. Passados mais de 50 anos, ouvindo um político usá-la, lembrei-me do nosso Inspetor.

O Prof. José Dionísio Ladeira, Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro; Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Professor naUFV (Viçosa) e na UFJF (Juiz de Fora), além de escritor e jornalista, nos diz:- “a palavra é como uma pessoa:- nasce,vive e morre. Alguém a “ põe no mundo”. O pessoal começa a ter contato com ela. Seu uso se dissemina, e então ela é registrada no Dicionário, como em um Cartório.”

Quando eu achava que a palavra balbúrdia já estivesse no CTI, eis que um político a pronuncia, e ela se restabelece.

E afinal, o que tem a vaca a ver com isso?

Para homenagear a palavra, coloquei o nome em uma vaca, lá da fazenda, recém parida, o nome de “Balbúrdia”. Uma semana depois, lá chegando, fui ao curral e perguntei ao retireiro: - E a vaca saiu boa de leite? Ele me respondeu:- A “Barbuda” é muito boa!

murilo de calambau
Enviado por murilo de calambau em 23/05/2019
Código do texto: T6654894
Classificação de conteúdo: seguro