O mau conselheiro através dos séculos (1) Napoleão

O MAU CONSELHEIRO ATRAVÉS DOS SÉCULOS (1) NAPOLEÃO
Miguel Carqueija

— Majestade, para consolidar vosso glorioso império sobre toda a Europa, deveis conquistar a Rússia! É um país imenso, que se prolonga pela Ásia, quintuplicarás vossos domínios! E deveis fazê-lo o quanto antes, de surpresa. Nada deveis temer: os russos são um povo atrasado, suas tropas de cossacos não poderão competir com o treinamento e as armas do Império Napoleônico!
(Ops! Esqueci de dizer a ele para não fazer isso no inverno... recuar se o inverno chegar... agora é tarde)

(NOTA: Napoleão invadiu a Rússia em junho de 1812, ainda longe do inverno do hemisfério norte, com forças de diversos países agrupados sob seu império. Chegou até Moscou e encontrou a capital estranhamente vazia, abandonada. Imaginando que provocara total pânico em seus adversários o imperador lá se instalou, achando que o Czar Alexandre logo mandaria negociar a rendição. Mas aí os cossacos vieram e tacaram fogo na cidade, onde previamente haviam deixado materiais inflamáveis em pontos estratégicos. Apanhado numa armadilha de fogo Napoleão foi obrigado a fugir desonrosamente com seu exército já em polvorosa e sem disciplina. Com a demora ocorrida o fim chegou mais tarde com a entrada no cenário do General Inverno, desencadeando vinte graus abaixo de zero, o exército invasor foi vergonhosamente escorraçado e perseguido, com grandes perdas, até a fronteira. Para Napoleão Bonaparte, foi o começo do fim.)