Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O mau conselheiro através dos séculos (1) Napoleão

O MAU CONSELHEIRO ATRAVÉS DOS SÉCULOS (1) NAPOLEÃO
Miguel Carqueija

— Majestade, para consolidar vosso glorioso império sobre toda a Europa, deveis conquistar a Rússia! É um país imenso, que se prolonga pela Ásia, quintuplicarás vossos domínios! E deveis fazê-lo o quanto antes, de surpresa. Nada deveis temer: os russos são um povo atrasado, suas tropas de cossacos não poderão competir com o treinamento e as armas do Império Napoleônico!
(Ops! Esqueci de dizer a ele para não fazer isso no inverno... recuar se o inverno chegar... agora é tarde)

(NOTA: Napoleão invadiu a Rússia em junho de 1812, ainda longe do inverno do hemisfério norte, com forças de diversos países agrupados sob seu império. Chegou até Moscou e encontrou a capital estranhamente vazia, abandonada. Imaginando que provocara total pânico em seus adversários o imperador lá se instalou, achando que o Czar Alexandre logo mandaria negociar a rendição. Mas aí os cossacos vieram e tacaram fogo na cidade, onde previamente haviam deixado materiais inflamáveis em pontos estratégicos. Apanhado numa armadilha de fogo Napoleão foi obrigado a fugir desonrosamente com seu exército já em polvorosa e sem disciplina. Com a demora ocorrida o fim chegou mais tarde com a entrada no cenário do General Inverno, desencadeando vinte graus abaixo de zero, o exército invasor foi vergonhosamente escorraçado e perseguido, com grandes perdas, até a fronteira. Para Napoleão Bonaparte, foi o começo do fim.)
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 17/06/2019
Reeditado em 18/06/2019
Código do texto: T6675149
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 70 anos
2837 textos (162844 leituras)
55 e-livros (4867 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/07/19 16:46)
Miguel Carqueija