O mau conselheiro através dos séculos (3): General Custer

O MAU CONSELHEIRO ATRAVÉS DOS SÉCULOS, 3: GENERAL CUSTER
Miguel Carqueija

Ilustre General Custer, afirmo que esta é a grande chance de sua carreira militar! A partir de agora o senhor será amplamente reconhecido como o maior estrategista do exército norte-americano! Seus feitos durante a Guerra Civil já abrilhantaram seu currículo; agora o senhor tem a chance ímpar de acabar com essa torpe rebelião de índios e cortar definitivamente as asas desse tal Touro Sentado e também do tal Cavalo Louco! Se permite minha humilde opinião, General, esta chance não deve ser perdida, é a própria História que abre as portas para o senhor! Não tenha a mínima preocupação: o glorioso exército norte-americano, que em breve fará de nosso país o mais poderoso do mundo, não poderá ser derrotado por um bando de selvagens nômades, mesmo que eles tenham conseguido alguns rifles e cavalos! Little Bighorn será o cemitério desses rebeldes sioux, que ousam desafiar o senhorio da raça branca e da civilização! A data desta batalha entrará para a História, trazendo glória imorredoura ao nome do General George Armstrong Custer!
(Xi, esqueci de avisar que Touro Sentado reuniu uma multidão de tribos Sioux e que os pele-vermelhas estão em imensa superioridade numérica! Devia ter avisado ao Custer para aguardar reforços e não se deixar cercar pelos diversos pelotões indígenas, se ele for cercado vai tudo por água abaixo... agora é tarde.)

NOTA: No dia 25 de junho de 1876 travou-se em Montana a célebre batalha de Little Bighorn, onde as forças de Custer foram dizimadas por uma coligação de índios liderados por Touro Sentado e Cavalo Louco e o próprio General Custer, com seus dois irmãos, encontrou a morte.

Rio de Janeiro, 29 de junho de 2019.



imagem pinterest