Por que só Itamar Franco morreu?

POR QUE SÓ ITAMAR FRANCO MORREU?
Miguel Carqueija

Desde que entrou a “Nova República” em 1985 (e curiosamente ninguém mais usa essa expressão, como se tivesse vergonha dela) passaram sete presidentes (inclusive uma que se intitulava “presidenta” como se “presidente” não fosse comum de dois) a saber: José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula, Dilma Rousseff e Michel Temer. E mais o oitavo, atualmente no poder, Jair Bolsonaro.
É significativo que nesses 34 anos da Nova República somente um ex-presidente faleceu, e note-se que todos eles já passaram dos 18 anos há algum tempo.
E o que faleceu foi justamente o mineiro Itamar Franco, o único honesto, honrado, franco e consciencioso, que terminou seu mandato (no qual chegou quase por acidente, pois era vice e o titular foi afastado) com vasta popularidade, fato reconhecido até por Barbosa Lima Sobrinho. O único que, até onde pôde, colocou o país em ordem.
Nenhum dos outros prestou, todos os seis foram ruins, muito ruins mesmo.
E por que morreu o único que era bom? A resposta me parece fácil:
Coisa ruim não morre...
(Não desejo a morte de ninguém, mas na atual situação do país é melhor rir para não chorar...)

Rio de Janeiro, 12 de agosto de 2019.