Parece humor, mas é fato sério... (um flash do cotidiano escolar
Simultaneamente a outras atividades, também nos dedicamos à prática docente (2 estabelecimentos públicos municipais).
Num deles, damos aulas para o 6o. ano, (Imagine aí umas turmas de 6o. ano bastante atrasadas no que se refere a dominio cognitivo da disciplina...e não é por falta de diversificação de metodologias não. É porque ESTÃO fracos mesmo).
E foi assim que, pelo desinteresse / baixa participação nas atividades durante o ano, alguns deles ficaram em recuperação em nossa disciplina.
Elaboramos uma avaliação que priorizava as questões de interpretação textual.
O texto-base usado nessa avaliação DE RECUPERAÇÃO FINAL foi um em que duas garotas são as personagens de uma narrativa, em que contam sua experiência ou iniciação no namoro. E um dos trechos do texto dizia que a história narrada foi escrita A QUATRO MÃOS.
Criamos uma questão sobre esse detalhe, pedindo para aqueles nossos alunos em recuperação que explicassem o sentido
daquela expressão. Dentre as muitas "cargas d"água que lemos, uma nos chamou a atenção, pelo seu lado inusitado (e o que é pior : apesar da asneira sem tamanho escrita como resposta, TIVEMOS QUE CONSIDERAR TAL RESPOSTA COMO METADE CERTA).
Veja a resposta dada por esse "iluminado" aluno (desculpem o trocadilho, já que "aluno" significa "sem luz") :
"Escrito A QUATRO MÃOS" significa que houve DUAS PESSOAS : uma com TRÊS mãos e uma, com UMA só mão.
(Se não fosse situação de exposição do aluno que estaríamos cometendo, mostraríamos aqui a foto dessa parte da avaliação do aluno onde consta essa resposta).
E por que consideramos como metade certa a resposta ? Pelo fato de o aluno ter escrito que HOUVE DUAS PESSOAS envolvendo o fato...
É brincadeira isso ?