PESCADA INTEIRA ALHO E ÓLEO

- Benhê!

- Ela era enorme, gorda e desengonçada. E, o marido que trazia a tiracolo não combinava com sua triste figura, pois era alto, esguio e elegante.

- Acho que vou comer macarrão. Este com creme de leite e camarões gigantes. E vocês? perguntou aos dois rechonchudos garotos ao seu lado.

- Eu quero um filé, disse o maior deles. Eu também, disse o outro. Com batata frita e bastante catchup!

Virou-se para o marido. - Só falta você meu bem. O que é que você vai querer.

Eu a todos observava, cuidadoso. Fosse o cavalheiro não hesitaria. Pediria distância. Trezentos quilômetros no mínimo.

- Garçom, por favor, disse ele. Traga-nos um espaguete ao molho branco com camarões graúdos, dois pratos de medalhões de filé mignon apenas grelhados com fritas. À parte, bastante molho catchup. E, para mim uma pescada frita, inteira, ao alho e óleo com uma grande salada de folhas verdes.

E, completou. - Traga-me também a carta de vinhos. Quero escolher um português. Verde. E quero-o bem gelado.

Ele conhece, pensei quieto. O que atrapalha é a tralha da família.

Pouco depois os pratos chegaram.

A mulher deglutiu com rapidez a travessa de macarrão. E assentou-o no estômago com dois gigantescos copos de suco de laranja. Pela quantidade de açúcar que usou para adoça-los devem ter ficado especialmente melados. Os garotos mal beliscaram seus bifes, preferindo as batatas que iam lambuzando no molho vermelho.

Tudo enquanto ele, lenta e concentradamente, destacava ambos os filés da pescada, separando, delicadamente a espinha central. Temperou-os com algumas gotas de limão e deliciou-se em saboreá-los com alguns pausados goles de vinho.

Mas não conseguiu terminar com tranqüilidade a empreitada gustativa. Sua mulher, depois de servir-se de um duplo pedaço de rocambole com calda de morangos e chantilly, ansiava retirar-se, pois não queria perder sua novela e, as crianças estavam impacientes e nervosas desejando voltar para casa e terminar um “new game”.

Ele olhou-os pensativo. Semblante resignado, pediu a conta, pagou e foi.

Três dias depois retornou.

Formava um par perfeito com a deliciosa morena que o acompanhava.

Apressou-se em chamar o garçom e, segredou-lhe: - avise a todos que não estive aqui hoje! E completou. – Não preciso do cardápio. Traga duas pescadas inteiras alho e óleo e vinho português. Verde. Super gelado.

Por favor, recomende ao cozinheiro que as prepare bem crocantes, pois é desse jeito que gostamos. E ponha para gelar uma segunda garrafa de vinho que hoje não temos pressa. Não é meu bem?

Recebeu uma resposta afirmativa e pude sentir que estava feliz.

Está certo que sua mulher não se encontrava há trezentos quilômetros de distância. Talvez nem dez.

Mas bastavam!