TENTANDO ENGANAR UM PEDINTE

.

Esse fato que vou narrar aconteceu de verdade mais de dez anos atrás quando, com a minha esposa, morei por um tempo na cidade de Natal (RN).

Um dia saímos de carro para um compromisso e, enquanto a minha mulher entrou numa farmácia para comprar um protetor solar, fiquei sozinho dentro do automóvel. De repente aproximou-se um senhor de meia-idade, vestindo uma gasta camisa vermelha, que começou um lenga-lenga com forte sotaque nordestino -cheio de gírias- do qual, sendo eu estrangeiro, não entendia muita coisa. Mas era evidente que o homem queria algum dinheiro, só que eu não tinha nem um centavo no bolso e, como ele insistia, respondi no dialeto da minha cidade (parecido ao francês), que é a minha verdadeira língua materna. A esperança era que ele, me achando um gringo, me deixasse em paz.

Assim me dirigi a ele com essas palavras:

- Ko dit?

que significa "O que você está dizendo?". Pensei que, ouvindo essa fala estranha o pedinte insistente desistisse, mas me enganei e o homem se achegou raivoso me dizendo:

- Eu não sou bandido não! Não sou bandido não!

Provavelmente ele achou que a expressão "ko dit" fosse a palavra inglesa "bandit", que quer dizer bandido. Fiquei constrangido sem saber o que responder até que a minha esposa voltou e deu uma esmola.

Quando contei do ocorrido, ela deu uma bela gargalhada.

Richard Foxe
Enviado por Richard Foxe em 10/07/2020
Código do texto: T7001981
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.