Pérolas do Cotidiano - O craque.

PÉROLAS DO COTIDIANO

* Paulo Guiné – 21/10/2007 *

O Craque

Todo brasileiro é louco por futebol. Rogério não é exceção. Colocou o filho, de 10 anos, na escolinha do Vasco da Gama para que o garotão desenvolvesse, de forma mais técnica, suas natas aptidões para a prática desse velho, violento e tradicional esporte bretão (gostaram da originalidade da frase final ?).

Rogério agora só fala nesse assunto. É a escolinha pra cá, é a escolinha pra lá. Diz ele que o menino é um craque, que quando se tornar adulto vai integrar a seleção que disputará a Copa de 2018.

De tanto ouvir esse papo, resolvi, um dia, acompanhar o pai coruja e seu talentoso rebento a um dos treinos da escolinha do esquadrão da Cruz de Malta. Em lá chegando, enquanto o nosso futuro dono de uma camisa da seleção canarinho dirigia-se ao campo de treinamento, eu e Rogério fomos para o barzinho que tem no local e destruímos, na acepção da palavra, duas latinhas, contendo aquele líquido dourado também conhecido como cervejinha. Quando voltamos às arquibancadas, constatamos, para gáudio do meu Amigo, que o seu filho era ovacionado pela platéia que quase lotava o estádio. A razão dessa homenagem espontânea da grande massa torcedora, presente ao evento aqui narrado, foi uma sensacional defesa a la Pompéia, saudoso guarda-valas do nosso querido e brioso América dos anos 50.

E a torcida gritava, fazendo grande estardalhaço:

— ROMÁRIO !!! ROMÁRIO !!! ROMÁRIO !!!

Fiquei, deveras, empolgado. Rogério estava mais feliz do que pinto no lixo (de novo, a originalidade campeando). Com a desculpa de comemorarmos o sucesso do pimpolho, entornamos mais uma meia dúzia de latinhas, antes de regressarmos ao sacrossanto recesso de nossos respectivos lares.

* * *

No dia seguinte, quando voltei a encontrar Rogério, desta vez em uma birosca localizada em uma das esquinas da rua onde moramos, falei, entusiasmado, ao pai do craque:

Mon Ami, parabéns !!! Seu filho joga muito bem !!! É mesmo um cobrão !!! Só não entendi uma coisa: sendo ele goleiro, por que é que a torcida do Vascão grita ROMÁRIO !!! ROMÁRIO !!! ROMÁRIO !!! , toda vez que ele faz uma bela defesa ?

— Simplesmente porque esse é o nome dele. Está escrito na certidão de nascimento do moleque, disse Rogério, calmamente, enquanto entornava mais uma geladinha.

/////////////////////////////