ORIENTAÇÕES PARA UMA VOTAÇÃO SEM CONFUSÕES

CHEGANDO À SEÇÃO

O eleitor deverá dirigir-se a sua Seção, com máscara e deverá lavar as mãos e passar gel 70º antes de ir para a fila, onde deverá manter a distância mínima de um metro dos demais eleitores. Fique atento a quem está na sua frente. Sempre há “espertinhos” furando fila, enquanto você lava as mãos e passa gel 70º pela enésima vez.

Se não souber aonde fica a sua Seção, consulte o site do TSE, lavando as mãos e passando gel 70º antes e depois da consulta. Aplique quantidade suficiente para toda a superfície das mãos. Esfregue as mãos e entre os dedos até o álcool secar.

É muito provável, salvo alguma alteração de local, que sua Seção eleitoral seja no mesmo lugar da última eleição.

HORÁRIO DA VOTAÇÃO

O horário de votação será das 7.00h às 17.00h.

Das 7:00h. às 10:00h. será preferencial para as pessoas, excepcionalmente, maiores de 60 anos. Aquela gente que demora mais para lavar as mãos e passar gel 70º.

Das 10:00h. às 17:00h. para as pessoas normais, que deverão lavar as mãos e passar gel 70º diversas vezes enquanto esperam os idosos votar e lavar as mãos e passar gel 70º depois de votar.

NA SEÇÃO

Entre na seção eleitoral sozinho, se possível.

A entrada de Pets ficará a critério do presidente da mesa.

Lembre-se de passar gel 70º nas patinhas dos pets, aplicando quantidade suficiente para toda a superfície nas suas mãos também.

Esfregue as mãos e entre os dedos até o álcool secar

Fique à frente da mesa dos mesários.

Mostre seus documentos ao mesário, mantendo a distância mínima de um metro dele.

O Mesário deverá ler seu nome em voz alta ou muito alta, no caso de idosos.

O mesário, ainda que lave as mãos e passe gel 70º, não poderá pegar, nem tocar seus documentos.

Poderá, no máximo, pedir-lhe que abaixe a máscara, para conferir se o documento é mesmo seu, mantendo a distância mínima de um metro.

Se houver dúvida, será permitido consultar o VAR (votum ad referendum), para confirmar se é você.

Não se esqueça de passar gel 70º antes de guardar seus documentos.

USO DE CANETAS

Devido aos contratos institucionais com fabricantes de canetas, cada eleitor deverá levar a sua e, mesmo lavando as mãos e passando gel 70º, não será permitido compartilhar, emprestar, doar, ceder ou alugar canetas.

Quem não levar caneta, deverá apor o polegar na folha de presença.

É terminantemente proibido emprestar o dedão, que deverá ser lavado e desinfetado com gel 70º, aplicando-se quantidade suficiente para toda a superfície das mãos. Esfregue as mãos e entre os dedos até o álcool secar

NA URNA

Mantenha distância mínima de um metro.

Use apenas o dedo “fura-bolo” ou “limpa-salão”, também chamado de indicador para digitar o número de seu candidato. Lembre-se de lavar o dedo e passar gel 70º antes e depois de cada toque na urna.

DEVER CUMPRIDO

Despeça-se sem apertos de mão, beijos e abraços. Não se esqueça da distância mínima de um metro. Contente-se com um “tchauzinho”, bem de longe. Lave as mãos e passe gel 70º, se possível, a cada aceno.

LEMBRETES FINAIS IMPORTANTÍSSIMOS

Não se esqueça de levar Caneta (Uso obrigatório), Máscara (Uso obrigatório) e

Identidade (Uso obrigatório).

Não é necessário o Título de eleitor (Incrível, mas é verdade)

Se for tossir ou espirrar, use um lenço ou a parte interna do cotovelo

Se tossir ou espirrar, saia imediatamente do local, para evitar o linchamento.

Passe estas informações aos amigos e familiares, principalmente aos idosos, que não escutam direito estas orientações no rádio e TV.

Pedro Galuchi
Enviado por Pedro Galuchi em 19/10/2020
Reeditado em 20/10/2020
Código do texto: T7091176
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.