Teatro infantil: O Clube do Assombro

O CLUBE DO ASSOMBRO

Personagens:

- Mordomo:

- Lobisomem:

- Drácula

- Frankenstein

- Bruxinha (menina)

- Mestre (pode ser uma bruxa)

- 5, 6 ou mais monstros.

(Uma sala com um sofá, uma mesa e um armário, se for possível. Na parede, uma faixa escrito: CLUBE DO ASSOMBRO).

O mordomo limpa a sala.

MORDOMO: Preciso deixar esta sala bem limpa. Hoje é o dia da grande reunião do clube do assombro. Hoje, vai ser escolhido o novo presidente do clube. Minha mestre é a atual presidente, mas ela está muito cansada e por isso resolveu fazer esta reunião com os principais membros, para escolher seu substituto. Os candidatos logo chegarão. Preciso atendê-los bem, ou minha patroa me coloca de castigo, acorrentado no porão, sem comida nem água por dois dias. Os candidatos terão que realizar uma prova e aquele que se sair melhor, será o novo presidente. A prova é a seguinte: eles terão que fazer alguma coisa terrível, uma grande maldade. Aquele que fizer a coisa mais terrível, será o vencedor.

(batida na porta)

MORDOMO: Minha nossa, o primeiro convidado já chegou. Vou abrir a porta.

(abre a porta e o lobisomem entra com um grunhido)

(tremendo, o mordomo fala)

MORDOMO: Entre, seu lobisomem. Seja bem vindo. A minha patroa está se vestindo e logo vem. Fique à vontade. Eu vou lá dentro ver se ela está pronta.

LOBISOMEM: (fala para o público) Ah! Mulher é tudo igual. Duas horas só pra despentear os cabelos... O que é que vocês estão olhando? Nunca viram um lobisomem? Ah! Hoje eu vou ser escolhido o novo presidente do clube do assombro. Vocês vão ver só... e depois, ninguém mais me segura. Vou decretar que toda noite vai ser noite de sexta feira. Todas as noites vão ter luar... ah...ah....ah... Ninguém vai escapar do lobisomem. E você aí, você também... você de boné... você aí de camisa preta... vocês não perdem por esperar. Quando eu for presidente, vocês serão meus...ah...ah...ah...

(batidas na porta)

LOBISOMEM: Opa! Quem será que está batendo na porta? (batem novamente. O mordomo aparece e abre a porta. Entra o Drácula).

DRÁCULA: Já começou a reunião? Estarei atrasado?

MORDOMO: Não, Conde Drácula. A reunião ainda não começou. O Sr. entre e fique à vontade.

DRÁCULA: Obrigado.

LOBISOMEM: O que você está fazendo aqui? Não sabe que é perda de tempo? Ainda não sabe que "eu" serei o novo presidente do clube?

DRÁCULA: Não perca seu tempo com palavras bobas, seu "bobisomem". Você jamais será presidente enquanto “eu” estiver morto. Não seja ridículo.

LOBISOMEM: Está me desafiando, seu rato voador? Você não sabe com quem está se metendo.

DRÁCULA: Claro que sei, e você não me mete medo, seu cachorrinho vira-lata.

(ameaçam brigar, quando batem novamente na porta)

DRÁCULA: Oh! Mais um. Quem será desta vez?

(O mordomo abre)

MORDOMO: Seja bem vindo, Frankenstein. ( o monstro entra sem falar nada).

LOBISOMEM: Ih!!! Esse aí não tem chance nenhuma. Coitado.

(Frank levanta os braços, ameaçando o Lobisomem).

DRÁCULA: Calma. O Frank não pode ser o presidente, afinal, ele não fala. A disputa será entre você e eu. Os outros virão apenas para participar da reunião, pois também não terão chance nenhuma.

(batem na porta. O mordomo abre. Entram outros monstros quantos e quais forem necessários e uma menina (uma bruxinha).

MORDOMO: Entrem, pessoal, sejam bem vindos. A mestre logo estará aqui. (falando para a menina): Ah! Você também, veio, bruxinha? Você ainda é muito pequena para ser presidente, mas que bom que você veio. Você pode ficar brincando por aí, enquanto os adultos disputam a presidência.

BRUXINHA: Oba, vou brincar com os ratinhos e com os sapos da tia.

MORDOMO: Tudo bem. Ali, embaixo da mesa, tem umas aranhas bem feias e atrás do armário ficam os terríveis escorpiões. Os sapos estão atrás da porta.

BRUXINHA: Oba, oba! Que legal. Eu adora brincar com escorpiões.

MORDOMO: Então, brinque a vontade. Só tome muito cuidado com os escorpiões, não vá machucá-los. Eles são muito sensíveis.

BRUXINHA: Pode deixar, tio. Eu não vou machucá-los muito.

MORDOMO: (belisca o rosto da bruxinha) Menininha linda!

(Os convidados andam de um lado para outro da sala)

MORDOMO: Senhoras e senhores, muita atenção. A grande presidente do clube dos monstros está chegando:

(pode tocar uma música de suspense. Se houver luzes, podem piscar até a entrada solene da grande mestre, que pode ser um bruxa muito bem vestida).

MESTRE: Vejo que todos estão aqui. Muito bem, podemos começar a competição. Como vocês sabem, vão ter que fazer algo terrível. O que será? Isso fica a cargo de vocês escolherem. Já vou avisando que o hospital de criancinhas está cheio de guardas e vai ser difícil vocês colocarem fogo lá, como eu fiz quando ganhei a competição e fui escolhida a presidente do clube, há 400 anos atrás. Pois bem, vocês terão um dia inteiro para realizar uma malvadeza. Amanhã, à meia noite, eu darei o resultado. Agora, vou para o meu quarto e vocês, podem começar. Que vença o pior. (se retira).

(O Lobisomem vai para um lado da sala e o Drácula para outro).

LOBISOMEM: Muito bem, pessoal, quem está do meu lado, venha para cá.

(alguns dos convidados vão para junto do lobisomem).

DRÁCULA: E quem está do meu lado, venha comigo. (Os demais se juntam a Drácula, menos um monstrinho e a bruxinha que brinca em um canto da sala).

LOBISOMEM___ Ei, e você? (aponta para o monstrinho) De que lado está?

(Silêncio. O monstrinho nem dá bola).

DRÁCULA: Como ousa ficar calado quando dirigimos a palavra a você? Você sabe com quem está falando ? (silêncio)

(Um dos convidados fala):___ Ei, agora é que lembrei. Ele é surdo. Vou falar com ele (faz alguns gestoS... O monstrinho faz que entende com a cabeça e se junta a Drácula).

LOBISOMEM: Agora, vamos preparar nosso plano.

DRÁCULA: Isso mesmo. Eu e minha equipe vamos lá para o outro quarto para podermos conversar com tranquilidade (saem).

LOBISOMEM (após Drácula sair): Pessoal, tenho um plano magnífico. O que seria a maior das malvadezas? Matar uma velhinha? Cortar o dedo de uma criança? Jogar água quente em um gato? Não. A maior malvadeza, é nós fazermos alguma coisa contra nosso próprio adversário, ou seja, o conde Drácula.

(Todos se admiram e concordam)

LOBISOMEM: Precisamos descobrir qual é o ponto fraco dele.

(ALGUÉM DIZ)___ Eu sei, ele não suporta a cruz

OUTRO: ___ Nem o cheiro de alho

OUTRO: Nem água benta.

LOBISOMEM: Muito bem. Saiam e me tragam água benta e bastante alho. Enquanto isso, eu vou pensar em como usá-los para acabar com esse Conde de meia tigela.

(todos saem, menos a bruxinha. Drácula entra com sua turma. Olha para ver se não tem ninguém na sala).

DRÁCULA: Essa ideia que tivemos foi sensacional. Quem pensaria nisso? Claro, a maior malvadeza que poderíamos fazer, é... Matar o lobisomem...ah...ah...ah... Agora, precisamos saber o que mata um lobisomem.

(Alguém responde) Só com um tiro de bala de prata se pode matar um lobisomem.

DDRÁCULA: Então, tragam uma arma carregada com balas de prata, que eu mesmo vou matá-lo.

(Todos saem, só fica Drácula na sala e a bruxinha).

DRÁCULA: O Lobisomem não perde por esperar... Hoje, será o fim dele e eu serei o novo presidente do clube do assombro.

(O lobisomem entra na sala sem o Drácula ver. Em suas mãos, uma vasilha com água e um cordão de alho no pescoço. Apenas fazendo gestos para o público, coloca o alho embaixo de uma almofada. Pega dois copos e chama o Drácula)

LOBISOMEM: Conde Drácula, meu grande amigo. Estamos competindo para ver quem será o presidente, mas isso não quer dizer que não possamos ser amigos. Venha, vamos brindar a nossa grande amizade. Você sabe que eu te considero o cara mais inteligente, legal, bonito, simpático, forte, bondoso e sábio que existe no mundo. Se eu não fosse homem, casaria com você. Ei, eu disse “se eu não fosse homem”. Tome, pegue este copo e vamos fazer um brinde.

(Dá o copo ao Drácula. Os dois levantam os copos)

LOBISOMEM: Um brinde a nossa amizade. (O lobisomem faz que toma a água e fica olhando para o Drácula. Drácula leva o copo à boca e para).

DRÁCULA: Sabe, lobisomem, eu nunca pensei que você me admirava tanto.

LOBISOMEM: Desde de que eu era um menininho bem pequenininho, eu já gostava de você.

DRÁCULA: (Leva o copo novamente à boca e para). Na verdade, eu sempre fui um cara muito legal, amigo dos monstros.

LOBISOMEM: (já impaciente) Claro, claro. Vai, bebe logo para comemorarmos nossa amizade.

DRÁCULA: Sabe, eu me lembro quando eu era criança, eu tinha um caixão onde eu brincava.... (senta-se na almofada onde está o alho. Dá um grito, levanta-se rápido, passando a mão onde o alho “queimou”). Ui... O que será que aconteceu? O que me queimou? (Ergue a almofada, vê o alho e se afasta rápido, com as mãos cobrindo o roso). “Alho”. Quem foi o idiota que deixou isso aí?

LOBISOMEM: (Tirando o alho). Deve ter sido aquele mordomo idiota quem esqueceu o alho embaixo da almofada. Pronto, já tirei o alho daqui (joga o alho fora). Tá vendo como sou seu “amigo”? (Faz um gesto irônico para o público).

DRÁCULA: Muito obrigado, você é mesmo um grande amigo. (Mais uma vez, leva o copo a boca e para)___ Sabe, eu sempre...(nesse momento, a bruxinha, que estava brincando no chão, perto dos dois, se levanta e bate com a cabeça no copo do drácula, derrubando o copo).

LOBISOMEM: Menina atrapalhada, olha só o que você fez. Vou te mostrar o que eu faço com quem se mete na conversa dos mais velhos (avança para cima da menina, que se assusta. O Drácula segura o Lobisomem).

DRÁCULA: Calma, meu amigo. Ela é só uma criança, tem só 625 anos de idade. Ainda nem saiu das fraldas.

LOBISOMEM: Tá bom, tá bom.

(todos os outros entram, menos o mordomo e a mestre).

MONSTRO 1: O que aconteceu?

MONSTRO 2: Ouvimos um barulho.

DRÁCULA: Não aconteceu nada, já resolvemos tudo. (pega uma garrafa e copos. Dá um copo pra cada um e vai enchendo) Venham, peguem seus copos e vamos comemorar a nossa reunião.

(Todos pegam o copo mas, não bebem).

DRÁCULA: (erguendo o seu copo) Um brinde ao clube dos monstros. (antes que bebam, o lobisomem fala):

LOBISOMEM: Esperem, esperem... Parece que ouvi um barulho lá fora. Vamos deixar nossos copos aqui na mesa e vamos ver o que é.

(Deixam os copos e saem, menos a bruxinha, que brinca no chão. Logo em seguida, o lobisomem entra, devagarinho, olhando pra ver se não tem ninguém. A menina continua brincando na sala. O lobisomem fala para o público:)

LOBISOMEM: Trouxe uma coisa melhor que água benta pra matar o Drácula (mostra um saquinho com pó, que pode ser sal de frutas). Este pó foi feito com o veneno da cobra que matou a Cleópatra. É fortíssimo. Pra ninguém desconfiar, vou colocar no meu copo. Depois, ofereço o meu copo ao Drácula como prova de amizade....eh eh eh... Um plano perfeito, não acham?

(Coloca o veneno no copo e sai. Logo em seguida, entra o Drácula).

Drácula: Olhem só o que trouxe para acabar com o lobisomem. Este veneno foi feito com o veneno da cobra que matou a Julieta, do Romeu, misturado com o fogo do dragão de São Jorge. O lobisomem não vai resistir. Mas, pra ele não desconfiar, vou colocar no meu copo. Depois, é só trocar...eh eh eh. (Coloca e sai)

MONSTRO 1: (Entra outro monstro). Ah! Eu não gosto do Lobisomem. O Conde Drácula precisa ser o vencedor, por isso, vou colocar este veneno no meu copo. Depois, troco com o copo dele. Ele vive me enchendo o saco. Vou colocar este veneno que eu tirei das aranhas da casa do Diretor da escola (se estiver em uma escola, pode citar o nome do diretor). É fortíssimo. Pronto (Coloca e sai).

FRANKESTEIN: (entra na sala). Aqueles idiotas pensam que eu não sei falar...ah ah ah!. Estou do lado do Lobisomem. Vou colocar este veneno em um copo, depois, ofereço ao Drácula...ehehehe.., ele já era. Este veneno foi tirado dos escorpiões da casa da bruxa da Branca de Neve (pode-se mencionar o nome de alguém conhecido).

(Entra outro monstro e faz a mesma coisa.) ___ Vou trocar os copos, porque não confio nesses monstros. E, só por precaução, vou colocar veneno no copo do Lobisomem. Acho que é este aqui. Este veneno foi feito com as sobras do fumo do cachimbo do Saci Pererê (troca alguns copos).

(Todos os monstros fazem a mesma coisa. Algum tempo depois, todos entram na sala.)

LOBISOMEM: não era ninguém, acho que me enganei. Venham, vamos brindar (todos pegam o seu copo). Vamos brindar ao clube do assombro. E pra provar que eu não tenho nenhum ressentimento contra o meu adversário, proponho que troquemos os copos, Conde Drácula (trocam).

DRÁCULA: (fala para o público) Foi mais fácil do que eu imaginava. (Dirigindo-se ao lobisomem) Muito obrigado pela prova de confiança, Lobisomem. Vamos beber.

MONSTRO: Esperem, vamos todos trocar os copos, como prova de confiança (todos trocam várias vezes).

LOBISOMEM: (então, vamos beber...)

DRÁCULA: Ao clube do assombro e a seu novo presidente.

TODOS: Ao clube do assombro (Todos bebem e, lentamente, um depois do outro, vão colocando a mão na garganta, outros no estômago, e vão caindo. Só fica a bruxinha).

BRUXINHA: (falando para o público). Estão vendo? Todos quiseram passar os outros para traz e olhem só no que deu. Se ficassem unidos, todos sairiam ganhando. Um clube é assim: Todos ajudam a todos para que o clube dê certo. Senão, acontece o que aconteceu aqui. E isso vale para tudo: na sala de aula, no colégio, em casa, com os amigos. Somente com a colaboração de todos é que podemos ser felizes.

(Entra a Mestre e o Mordomo)

MESTRE: Eu vi tudo o que aconteceu, com minha bola de cristal. Agora, como só restou uma candidata, eu nomeio você, Bruxinha, a NOVA PRESIDENTE DO CLUBE DO ASSOMBRO.

MORDOMO: (grita): “VIVA A NOVA PRESIDENTE DO CLUBE DO ASSOMBRO” (A mestre coloca uma faixa escrito “Presidente” na bruxinha).

Todos “VIVA” (os monstros se levantam, aplaudem, se juntam aos demais e termina o teatro.

Délcio Mores
Enviado por Délcio Mores em 11/02/2011
Código do texto: T2785760
Classificação de conteúdo: seguro