Natan e o estilingue

Natan e o estilingue

O dia ensolarado e as belezas naturais do sítio de seu avô levaram Natan a sair para dar uma volta e observar as maravilhas da natureza. De férias escolares, lembrou-se de que na cidade não dava para fazer nada do que fazia no sítio do seu avô, Seu Nestor.

Recordou-se do bolo que a vovó, Dona Inês fazia e perguntou:

- Hoje teremos aquele bobo de laranja gostoso, vovó.

- Ah, meu filho, vá brincar enquanto eu faço o bolo de laranja.

E assim fez Natan, saiu para passear pelo campo.

Logo viu no chão um objeto, parecia ser um estilingue. Abaixou-se e pegou. Pensou: Nada mal. Enquanto minha avó prepara o bolo irei brincar um pouco de estilingue. E começou Natan a pegar pedras e atirar para todos os lados. Uma, duas, três.... até que sem querer ele acertou um passarinho que passava por ali. O bichinho, abatido pela pedra arremessada pelo estilingue de Natan, foi ao chão. Natan correu até ele. O passarinho estava morto. Natan lembrou-se de um jogo de vídeo game que jogara na cidade em que crianças atiravam pedras nos passarinhos e ganhava quem matasse o maior número deles. Começou a dar asas à sua imaginação: Na cidade é apenas virtual, o vídeo game, mas aqui é real... Nossa, que bacana! Posso ter aqui o que tenho na cidade, mas aqui é muito melhor, pois eu os vejo caídos... Ah, se o Carlinhos e o Rafinha estivessem aqui. Nas próximas férias eu preciso trazê-los...

E Natan ficou por ali atirando contra os pássaros até que sua avó o chamasse para o café da tarde e o delicioso bolo de laranja que só ela sabia fazer.

- Natan, meu filho, venha que já está na mesa.

E Natan saiu correndo, porque estava com fome, mas antes levou todas as suas conquistas, os 3 passarinhos mortos para mostrar aos avós. Ao chegar perto deles, afoito foi contando:

- Encontrei um estilingue e vejam: consegui acertar 3 passarinhos. Veja vovó como estou bom de pontaria!

A avó, olhou bem nos olhos do neto, e disse a ele:

- Meu filho, você acertou com o estilingue esses 3 passarinhos?

- Isso mesmo, vovó. Viu como estou bom de pontaria!

- De fato, meu neto, sua pontaria está mesmo muito boa. Mas você traz 3 passarinhos mortos, não é mesmo?

- Sim, vovó, eles estão mortos.

- E você está feliz porque eles estão mortos, meu filho?

- Mas são passarinhos, vovó?

- Exatamente! São pássaros, mas cumprem o seu papel na natureza. Todos nós, Natan, temos uma função a cumprir aqui, pois Deus nada faz de inútil.

- Nada, vovó?

- Nada, Natan. Pense que esses 3 passarinhos poderiam estar voando, livres, vivos, cumprindo sua função de alimentar-se de insetos que muitas vezes atacam as frutas e as verduras.

- Nossa, vovó, não sabia disso.

- Pois é, Natan. Veja o exemplo do Bem Te Vi que come as larvas das lagartas e ajuda a controlar a natureza. Sabia que o Beija Flor ajuda a combater o mosquito da Dengue, impedindo que o inseto se prolifere e contamine as pessoas?

- Não sabia de nada disso, vovó.

- Mas agora você sabe, Natan. Se matarmos os pássaros e outros animais, meu neto, podemos desequilibrar a natureza. E sabendo disso seu compromisso é o de não mais atacar esses bichinhos que cumprem um papel tão importante.

Natan, então, ficou pensando nas coisas ditas pela sua avó. Envergonhou-se de sua boa pontaria e pensou: antes tivesse errado todos os arremessos.

Wellington Balbo
Enviado por Wellington Balbo em 30/06/2011
Código do texto: T3066435