OS PARDAIS COMILÕES

Todas as manhãs bem cedinho, lá estavam eles esperando por comida. Estavam tão acostumados a comer as quireras que Laura lhes dava todos os dias que ficaram preguiçosos e não queriam saber de ir procurar comida para eles e os filhotes

Quando Laura saia ou se esquecia de lhes colocar comida, começavam a pedir com as asinhas abertas numa gritaria danada, seus pios até ardiam nos ouvidos da gente; chegavam até a entrar na cozinha da casa dela de sem vergonhas que eram.

Laura então dizia, carinhosamente:

- Seus preguiçosos, se eu não lhes der comida vocês vão passar fome!

E a menina jogava no chão do quintal os grãozinhos de quirera e lá ia os pardais comerem todos numa algazarra daquelas e muito contentes. Comiam tanto até se empanturrar e depois para voar era um sacrifício, pois os danadinhos ficavam pesados demais.

Um dia a mãe de Laura disse:

- Laura, chega de tratar desses vagabundinhos, eles tem que aprender a buscar comida sozinhos, de hoje em diante você não deve alimentá-los!

Laura ficou muito triste, pois sabia que eles viriam procurar comida, mas tinha que obedecer a sua mãe.

No dia seguinte lá estavam os barulhentos esperando a comida. Laura da janela ficava olhando com tristeza, mas como era uma menina obediente não alimentou mais os pardais.

Passaram-se alguns dias e Laura andava tão triste que seu pai lhe perguntou:

-Filha, o que está acontecendo, eu tenho percebido que você anda muito amuada?

-Pois é papai, a mamãe me proibiu de alimentar os pardais e eles estão tão amuadinhos, que eu também fico triste aos vê-los assim!

De fato seu pai olhou pela janela e viu os passarinhos todos jururus esperando pela comida que não vinha, então, ele conversou com sua esposa e a chamou para ver também o quanto os pardais estavam tristes no quintal.

Ela se comoveu e falou para a filha:

- Pode continuar a alimentar os pardais, pois não quero ver você e nem eles tristes assim!

Laura saiu toda feliz, foi até ao quintal e levou deliciosas quireras para os pardais que fizeram a maior festa, e, de tanta alegria, ficaram rodopiando no quintal com as asinhas abertas como se estivessem agradecendo a menina pelo alimento.

E assim todos os dias pela manhã Laura saia com as mãos cheias e lá estavam os pardais a sua espera, felizes porque sabiam que teriam o alimento para eles e seus filhotinhos! Laura era muito bondosa, tinha um grande coração...

There Válio – 14-01-2008