UMA  BOA   AÇÃO  (conto infantil)

       Pedrinho ia todos os dias levar marmita para o pai que trabalhava numa fábrica não muito distante de sua casa. Ele ia pé pela calçada que orlava a praça ajardinada da pequena cidade onde morava. Sua irmã mais velha, era professora no Grupo Escolar, como era , antigamente,chamada a escola pública. A  irmã lhe dava lições para fazer em casa  quando estava ocioso.
       A família sempre educara os filhos a estudarem trabalharem e se divertirem em horas apropriadas para isso. Era uma familia unida.
        Um dia, quando passava perto da praça, um senhor muito idoso estava deitado num banco sob árvores frondosas, gemia baixinho. Pedrinho se aproximou e viu que o homem era muito magro, de cor muito pálida, parecia alguém doente.
       Pedrinho perguntou-lhe: = O que o senhor tem? Está passando mal? -- Ao que o senhor respondeu: Tenho fome.Há dias que não como! Trabalhava na roça, mas o patrão disse que não podia mais ficar lá porque eu não estava produzindo muito. Mandou eu vir para a cidade procurar o que fazer aqui. Mas ninguém me dá emprego. Eu só sei trabalhar  na enxada...
      Pedrinho, muito comovido, ofereceu a marmita que ia levar para o pai... 
     O senhor quiz recusar, mas quando viu a comida cheirosa e bem feita, aceitou logo, dizendo: -- Ah, meu filho, como tu és bom! Foi Deus que te enviou aqui! És um anjo do Senhor! 
      Pedrinho ficou contente quando o senhor terminou de comer e quiz beijar-lhe as mãos, mas Pedrinho recusou, dizendo: -- Não Senhor, eu não sou um anjo, faço isto que meu pai me ensinou. Ajudar a quem tem fome e sede!... E faço com prazer! -- Até logo! Tenho que ver meu pai. Pedrinho saiu apressado e foi à fábrica encontrar-se com o pai, que estava ansioso pela chegada do filho. Mas quando Pedrinho contou o caso do senhor faminto, pensou que o pai iria ficar muito zangado com ele. Mas o pai o abraçou, emocionado: -- Não meu filho, não faz mal! Eu comerei aqui na fábrica. Tem um lanche que servem aqui  mesmo. Fizestes uma boa ação! Deus há de te recompensar! 
       O pai beijou-lhe a testa e despediu-se de Pedrinho,que saiu radiante de felicidade. Esse dia foi para ele um dos melhores, porque fez alguém feliz !
     
Victoria Magna
Enviado por Victoria Magna em 14/01/2007
Reeditado em 10/06/2007
Código do texto: T346173