Invenção de palavra

Nas minhas aulas de Português (6º ano), uma vez por semana, faço produção de texto com meus alunos. Eles têm um caderninho exclusivamente para isso. Defino o tema e faço uma introdução a respeito.

A cada semana, também, procuro variar em relação ao gênero. Eles fazem tudo com um gosto danado. Parece que estão saboreando um apetitoso prato de arroz com feijão. Na verdade, estão se deliciando, sim, mas é com o encantamento da descoberta de criar, através de suas próprias imaginações e palavras, um universo só deles e sair preenchendo com orgulho aquelas linhas sem vida do caderninho.

Para bem organizá-los, no que diz respeito a disposição do tema, data etc., ensino-os a centralizar a frase, como por exemplo, DIA DE PRODUÇÃO e, em seguida, saltando uma linha, o tema propriamente dito. O resto, é com eles.

Procurei, da mesma forma, organizar um dia na semana para fazermos cópia, pois a caligrafia, o espaçamento entre as letras e palavras, os parágrafos...deixam muito a desejar. Então, resolvi praticar com eles a extração de textos de livros ou revistas, para o caderno, de forma que seja possível acompanhá-los e orientá-los.

Pois bem, no dia da dita cópia, como não especifiquei um direcionamento, igual ao que usei para o DIA DE PRODUÇÃO, eis que vem o Genilson mostrar-me o texto e bem centralizado estava escrito: DIA DE "COPIAÇÃO."

É isso, a língua é social, mas a fala é individual e aí está a beleza de ver cada um expressar-se com liberdade.

Elian Bantim
Enviado por Elian Bantim em 07/07/2012
Reeditado em 07/07/2012
Código do texto: T3764583
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.