A lua estava se despedindo das estrelas após mais uma noite de trabalho quando ouviu vozes vindas de muito longe.
Curiosa como ela só, resolveu ficar mais um pouquinho para saber o que estava acontecendo na terra. Chamou a estrela Vésper, sua companheira de todas as manhãs e as duas bem juntinhas puseram-se a escutar:
- Comer é uma necessidade básica e também um prazer, dizia um tomate a seus companheiros.
- Eu sei que algumas crianças não gostam de nós, mas é porque talvez não saibam que somos frutas também e que temos grande utilidade na alimentação. Somos Vitamina C e podemos ajudar no tratamento da anemia e da gripe, além de fazermos um delicioso suco. Afinal somos importantes, pois estamos muito presentes na mesa dos humanos.
Um outro tomate, já mais velho e experiente acrescentou:
- E tem mais amigão, nós as Vitaminas, somos indispensáveis ao corpo humano.
- É verdade, responderam em coro o espinafre, o abacate, a gema do ovo, o leite e até o coxão mole que conversava animado com o peixe. E todos vieram se juntar aos tomates, pois afinal eram todas Vitaminas da melhor qualidade.
A conversa estava animada e por isso, outros grupos de alimentos vieram se juntar às Vitaminas fazendo cada um a sua apresentação:
- Olá amigos, nós somos as Proteínas. Nossa função é repor células e tecidos danificados e garantir o crescimento. Podemos ser encontradas em carnes de gado, peixe, leite, ovos e em quase todos os grãos e seus derivados.
- E nós somos os Carboidratos. Somos a fonte mais importante de energia. Somos o combustível do corpo.Podem nos encontrar nos cereais, nas massas, nos pães, no arroz, em farinhas e nos doces.
Os Lipídios também estavam presentes e se apressaram a falar:
- Somos os Lipídios mais conhecidos como gorduras e também somos fontes de energia. Entramos na constituição das membranas das células e podemos ser encontrados na manteiga, nos óleos e azeites.
Somos importantes, mas temos que tomar cuidado, pois em excesso podemos ser prejudiciais à saúde.
E finalmente o ultimo grupo se apresentou:
- Nós somos os Sais Minerais. Somos o ferro, o cálcio, o potássio, o fósforo e o sódio. Somos fundamentais ao corpo humano, pois somos responsáveis pela boa formação dos ossos, dos dentes e dos glóbulos vermelhos. Podem nos encontrar na água, no leite, no espinafre e em muitos outros alimentos.
Ouvindo toda a conversa Vésper disse à Lua:
- Você percebeu como eles são importantes? Todos os seres vivos precisam de alimentos para um desenvolvimento saudável.
- É verdade: disse Vésper, são os alimentos que fornecem ao corpo as proteínas, as vitaminas, os sais minerais e até as gorduras de que precisam para o bom funcionamento de todas as células, tecidos e órgãos.
- Entretidos que estavam com toda aquela conversa, Lua e Vésper nem perceberam que o sol já esquentava a terra e que já era hora de se recolherem, pois o descanso e um bom sono também são importantes para se ter uma boa saúde.

Augusta Schimidt
Enviado por Augusta Schimidt em 07/08/2005
Código do texto: T41126
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.