A FORMIGUINHA SARARÁ

Num grande formigueiro habitavam muitas e muitas formigas. A principal moradora da colônia era a Rainha Formiga. Um dia, ela gerou uma grande quantidade de ovinhos dos quais nasceriam as formigas que, depois de adultas, seriam as operárias que cuidariam da alimentação e da segurança do formigueiro.

A Rainha Formiga estava ansiosa esperando o nascimento das formiguinhas. Enquanto isto, as formigas adultas cuidavam da alimentação, segurança da Rainha e de todos os habitantes da colônia.

Finalmente chegou o grande dia. Nasceram as formiguinhas. Todas espertas e saudáveis e com muita fome. As formigas responsáveis pela alimentação providenciaram bem depressa uma suculenta comida para elas.

As formiguinhas eram de cor marrom claro, e quando ficassem adultas, ficariam como as outras formigas da colônia que eram da cor marrom escura. Porém, uma das formiguinhas era de cor clara, diferente das suas irmãzinhas, e logo chamou a atenção de todos. A Rainha lhe deu o nome de Sarará.

As formiguinhas foram crescendo e brincavam muito como qualquer criança, pois o mundo das formigas não era diferente do mundo dos homens. Elas se divertiam e depois de mais crescidas teriam que frequentar a escolinha para aprenderem suas obrigações, pois, as formigas são muito trabalhadeiras e disciplinadas.

A Rainha Formiga estava muito feliz com suas filhinhas formiguinhas e sempre conversava com elas e lhes dava bons conselhos. Depois de certo tempo, começou a perceber que a formiguinha Sarará andava tristonha, quase não brincava com as irmãzinhas. No horário de aula estava sempre calada e, algumas vezes, não queria ir à escola. A professora notando também a tristeza dela, perguntou:

-- O que está acontecendo Sarará? Você é uma das melhores alunas do grupo e agora anda desligada e nem tem feito suas lições, você não quer conversar e dizer o que está acontecendo?

-- Não está acontecendo nada professora, apenas não estou com vontade de estudar!

Mas, a professora, que era muito atenciosa, percebeu lágrimas nos olhinhos da sua querida aluna e ficou muito preocupada. Na mesma hora foi conversar com a Rainha Formiga:

-- Majestade, alguma coisa está acontecendo com a Sarará! Ela anda triste e não faz suas lições e nem brinca com as outras alunas como fazia quando era menorzinha!

-- Também notei essa mudança, respondeu a Rainha. Sarará sempre foi muito alegre e esperta. É a mais inteligente de todas as minhas filhas. Converse com ela novamente para ver se descobre o que está acontecendo, por favor!

A professora esperou um bom momento para ter essa conversa com a sua pequena aluna, e quando viu Sarará chorando num canto do pátio da escolinha foi lá, pegou numa de suas patinhas e a trouxe carinhosamente até à sala:

-- Não tenha medo minha querida! Não vou lhe dar nenhuma bronca ou castigo, quero apenas conversar com você como amiga. Quero saber o que está acontecendo, pois, você sempre foi alegre e risonha e agora vive a chorar pelos cantos, pode confiar em mim e contar o que se passa!

Ela, de modo choroso, desabafou:

--Sabe professora, por eu ter a cor mais clara do que as outras, elas vivem zombando de mim! Que eu sou muito diferente de todas as formigas da colônia! Dizem até que nem irmã delas eu sou! Andam falando que a minha mãe deve ter me encontrado abandonada! Ter ficado com dó e me adotado! Que com essa cor descorada que eu tenho, a minha origem só pode ser de uma classe baixa e não da linhagem real!

-- Mas que absurdo! Disse a professora. Isso é “bulling”! Em outras palavras quer dizer discriminação. Isto é: uma atitude muito feia e grave. Todos nós somos iguais perante Deus! Nenhuma criatura é melhor que outra pelas diferenças físicas, materiais ou intelectuais.

Após ter acalmado a formiguinha, a professora foi conversar com a Rainha Formiga e lhe contou tudo que aconteceu. A mãe de Sarará ficou triste e indignada com procedimento das outras formiguinhas. Mandou chamar todas elas e, reunidas no salão real, ela falou o seguinte:

-- Estou muito triste pelo mau comportamento de vocês em relação a sua irmã Sarará, e como castigo vocês vão ficar uma semana sem recreio. Vocês também irão com as formigas operárias buscar alimento durante os próximos sete dias. Se não se emendarem e não se desculparem com a Sarará esse castigo será prorrogado por um mês.

As formiguinhas se arrependerem de suas atitudes e chorando pediram desculpas à irmãzinha Sarará, que as perdoou na mesma hora, pois, ela era boa e generosa e por isso não ficou com raiva delas.

O tempo foi passando, as formigas se tornando adultas, vivendo em paz e harmonia com a formiga Sarará que era a mais dotada de virtudes e inteligência. Por isso foi escolhida para ser a substituta da Rainha Formiga quando esta se aposentasse; quando não pudesse mais reinar.

A partir daí a nossa amiguinha ficou sendo chamada de Princesa Sarará e respeitada por todas as formigas da aldeia. A Rainha Formiga sempre fazia questão de dizer à suas operárias e guardiãs que as criaturas preconceituosas são ignorantes e maldosas, pois, quem tem amor no coração não maltrata e não discrimina o seu semelhante.

22-03-2014.