A menina do nariz iluminado

Aquela menina sabia que dentro de poucos minutos a luz se apagava. E sob a iluminação fraca de um candeeiro ela se debruçava sobre os livros. Na penumbra do quarto viajava nos textos lidos. O seu predileto era de uma porquinha que se chamava Pirula. Como ela conseguia ler no escuro? Mesmo na escuridão ela encontrava a luz.

Ninguém sabia da luzinha na ponta do nariz que aquela criança carregava. Não conseguia ficar com a cabeça baixa por muito tempo. A luz pedia para erguê-la o mais alto possível, para iluminar pessoas ao entorno. Ela tentava falar daquela luz invisível aos olhos humanos, mas ao perceber que não seria entendida, guardou segredo.

Um dia magoaram a menina e ela chorou. A sua luz ficou fraquinha e puft! Apagou! No quarto escuro ela ficou tentando fazê-la voltar. Nada. Olhava no espelho e seu nariz não tinha nenhum sinal de luz. Ela ficou mais triste. Começou e refletir sobre o que ela havia feito de bom ou ruim para tê-la perdida...

_Como poderei ler no escuro? Como andar de nariz para cima? Como ser feliz se o meu brilho se apagou? Pensava a triste menina. De repente uma luz gigante acendeu em sua mente e disse:

_ É Natal, faça o seu pedido! Peça luz para todas as pessoas! Deseje luz que você também será iluminada!

E a menina sorriu. Correu até a meia onde havia deixado o pedido de uma boneca, retirando-o escreveu:

_Papai Noel, por favor, quero luz para todos nós!

Ela estava crescendo e a pontinha do nariz ficara pequena para carregar a sua luz, por isso o brilho foi para a mente. Com a mente iluminada aquela menina iria ajudar outras pessoas descobrirem a própria luz. Com um bloquinho nas mãos ela passou a escrever cada passo para ser feliz. E o primeiro era nunca desejar mal ao próximo, pois o seu desejo profundo, realiza-se em você.

Ficava triste porque muitos ainda não conseguiram fugir do quarto escuro... talvez tentando encontrar a luz perdida... Ela escrevia que a luz de cada um não se perde, muda de lugar justamente para acordar um talento adormecido... mas poucas pessoas liam o que ela escrevia. Nem na escola onde ela estudava seus textos tinham valor.

Quando chegava o Natal seu sonho se renovava. E era época de novos pedidos:

_ Papai do Céu, precisamos de luz! Queremos mais luz em nosso caminho!

Papai do Céu se comoveu com aquele pedido tão profundo daquela criança e convocou o Papai Noel para mais aquela missão...

E Papai Noel veio do mundo dos sonhos, cheio de brilhos e cores para nos lembrar que a a luz externa natalina não passa de pisca-pisca. Já a duradoura está dentro de cada um, no coração de quem pratica o bem. Às vezes ela corre para mente, mãos, olhos... Xi, quando andamos de cabeça baixa por conta dos obstáculos, a luz escorrega e vai parar na pontinha do nariz. E se chorar... ela vira uma estrelinha cadente.

Elisabeth Amorim/2014

Elisabeth Amorim
Enviado por Elisabeth Amorim em 27/11/2014
Código do texto: T5050057
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.