Para recordar: Lolla, uma ovelha esperta e especial, tomou-se herdeira de Sueli, uma mulher rica e vamos dizer... Excêntrica. Sueli deixou para Lolla tudo que tinha porque viu na ovelha aquilo que procurou nos seres humanos e não achou: amizade. Óbvio que isto era aos olhos dela. Lolla faz parte do rebanho de Seu José, um fazendeiro vizinho de Sueli, que com sua morte uniu as duas fazendas. A sede da fazenda que agora pertence à Lolla,  passou a ser a Allegrartte, uma escola de arte, local de eventos e exposições. Quem gerencia a Allegrartte é Alice, filha de Seu José, que também é tutora de Lolla. 
Bem, vamos conhecer um pouco da Lolla. Ela é diferente das ovelhas do seu rebanho porque pertence a uma outra raça, a merino australiano, enquanto os demais são da raça texel. Seus amigos mais chegados são: Beto, o carneiro que era apaixonado pela Lolla e agora curte a Lolô; Rubenita a mãezona de Cida, a mascotinha do rebanho. Rod Mel seu par da mesma raça merino que veio da Austrália para dar início a um novo rebanho. Lolô, a gorduchinha que só vive pensando em regime. Tem Jocilei o peão que gosta de contar histórias, principalmente da bíblia. Mose, o pastor das ovelhas. Dr. Jorge o veterinário da fazenda. Seu Aníbal, o tosquiador que tosa as lãs das bichinhas. E Alice, sua melhor amiga agora, isso porque Sueli morreu tá? Lolla passou a ser personalidade. Virou filme. Ficou mais famosa ainda, mas ela adora ser ovelha, mesmo que tentem fazer dela gente.
Mais uma manhã deliciosa. 
       - Lolla, você está radiante, alguma coisa aconteceu? - pergunta Rod Mel fascinado. 
       -Deve ser o sol que está mais brilhante e realça minha lã. − Sinto que você quer me dizer alguma coisa... 
       - Estou me sentindo diferente, Rubenita disse que estou prenha. O Dr. Jorge virá à fazenda para me consultar. Parece que começamos nossa família. 
        -Meeeé! Estou muito contente doçura. Vou ter o maior cuidado com você.     
        - Rod eu não estou doente, estou prenha. Tudo continua igual. 
        - Ora, Lolla, nada é igual com você, no mínimo, é especial. 
        - Tio Rod, conte uma história pra nós? - pede Cida quando chega perto deles. 
        - Mais tarde, Cida, as histórias ficam melhores no cair da tarde, você não acha? 
        - Está bem, vou esperar. Enquanto isso, na fazenda, Seu José conversa com sua esposa Lúcia, a respeito de uma oferta que recebeu para comprar as terras ao lado de sua propriedade. 
        - Podemos fazer novos pastos, afinal Lolla começou o rebanho de merinos. Imagine daqui a alguns anos isso repleto de “lollinhas”. 
        - Mas a fazenda é de plantação de pêras. 
        - E daí? Podemos fazer pastagens entre as pereiras. Além do mais, do jeito que conheço você, logo vai arrumar uma maneira diferente de ganhar dinheiro com a produção de pêras.
        -É, tenho até a idéia do que fazer. 
        - Precisamos falar com Alice e Ari sobre a proposta. E com a Lolla também. Naquela fazenda tudo acontecia de comum acordo. Seu José e Ari se aproximam do rebanho para ter uma conversinha com Lolla. Eles expõem os fatos e... 
        - Vocês querem que eu concorde. - fala Lolla fingindo pensativa - Mas é claro, eu adoro aquelas sombras maravilhosas das pereiras, e gosto de pêras também. Depois de todos satisfeitos, nada como uma boa sessão de histórias. 
        - Vamos, chame Jocilei, queremos ouvir histórias. 
        - Já que o assunto hoje tem a ver com fruta, vou contar a história de Adão e Eva. Eles foram os primeiros seres humanos criados por Deus. No início de tudo Deus criou o céu, a terra e tudo que existe aqui. No entanto Ele quis fazer algo extraordinário, a imagem e semelhança Dele; e criou o homem. Para não deixá-lo só, criou a mulher. Eles viviam num jardim com tudo do bom e do melhor. Adão dava nomes às coisas criadas por Deus e Eva lhe dava alegria. Nesse jardim Deus plantou duas árvores específicas, a da ciência do bem e do mal e a árvore da vida. Disse para Adão que ele poderia comer de todos os frutos, menos da árvore da ciência do bem e do mal, pois se dela comesse, morreria. 
        - Por que, tio Joci? - foi logo perguntando Cida, a ovelhinha. 
        - Porque Deus precisava saber se eles estavam satisfeitos com tudo ou se tivesse outra coisa, escolheriam esta coisa. Está entendendo Cida? 
        - Vou entender, vou entender! 
        - Bem voltemos ao assunto. Quando você tem opção, você pode dizer: eu não quero isso. Quando não se tem escolha você apenas aceita. Adão e Eva poderiam obedecer a Deus não provando do fruto da árvore. 
        - Tio Joci era uma maçã? 
        - Não sabemos Cida, o detalhe estava na obediência. Se o Mose diz para você não ir por aquele caminho porque nele tem buracos que farão você cair e quebrar a perna, se você sabe que dói muito uma perna quebrada, por que irá pelo caminho proibido? Se comer uma fruta lhe dá dor de barriga, por que comê-la? Quando a serpente seduziu Eva para que comesse do fruto, e quando ela deu a Adão para comer também, eles desobedeceram a Deus. Eles conheceram o mal e a morte. Deus chamou isso de pecado. 
       - Quer dizer que serpente não presta por causa disso? 
       - Bem, a serpente era a mais astuta dos animais. A inteligência que ela tinha não foi usada para o bem, mas para seduzir Eva que por sua vez induziu Adão a pecar. Por isso Deus a amaldiçoou dizendo: Porque fizeste isto, maldita serás mais que toda besta, e mais que todos os animais do campo: sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias de tua vida. Deus ficou triste com Adão e Eva porque eles pecaram ao desobedecê-lo. Mas como Deus é amor, Ele perdoa quando nos arrependemos dos nossos erros. Só que da conseqüência do erro a gente não escapa, entendeu? Ah! Ele também sempre nos mostra o caminho certo a seguir. 
      - Como o Mose que não nos deixa sair do caminho, e quando tentamos dar uma escapadinha o Tor nos persegue? 
      - Muito bem, Lolla, você está sabendo das coisas. 
      - Let’s walk with God, ou Vamos andar com Deus. - finaliza Rod Mel. 


Continua amanhã...