(32/40) Qual a receita?

Rodolfo já não estava só nas suas aventuras. Contava com a companhia de Binho, o cãozinho e Cida, a ovelha mascotinha. Formavam um trio inseparável. Rodolfo era o mentor intelectual do grupo, Binho era o farejador mor e Cida ficava por conta de sua sagacidade e intuição feminina. Os três já haviam feito várias descobertas. O formigueiro se tornou a atração do momento. Visto de longe, dava a impressão de que pastavam. Que nada! Estavam seguindo as formigas por horas, e tentando iniciar um diálogo.
       - Hei! Formiguinha, fala comigo?
       - Ta doido! Elas não vão falar com você nunca. Se uma parar pra falar, as outras vão passar por cima dela e vai ficar a maior confusão. Sabe por quê? Porque elas têm um ritmo. Se saírem desse esquema, elas deixarão de ser organizadas, e esta é a característica das formigas: organizadas. - explica Cida.
        - Fecha essa matraca, essa explicação científica eu estou careca de saber. Binho cava mais... - fala Rodolfo.
        - Paaaara! Vocês vão estragar a casa das formigas. - corta Cida.
        - Faz o que eu estou mandando. Continue cavando.
        - Achei um osso grandão. - grita o Binho. - com certeza esse eu não enterrei.
        - “Eureca”! Essa vai ser demais. - exclama Rodolfo - Binho! Achamos o osso de nossas vidas. Eu aposto que aqui embaixo de nós tem um parque arqueológico. Isso aí é osso de dinossauro. Por enquanto eu quero que vocês não abram à boca pra ninguém.
Enquanto o trio fazia suas descobertas, Jully descobria o espelho d’água para ficar admirando suas feições.
       - Quero um espelho no aprisco. Só assim poderei ensaiar novos passos para o desfile.
Jocilei chega à casa da fazenda com um balaio de pêras da melhor safra, põe na mesa onde estão Lúcia e Marcelina.
        - Meu Deus, quanta pêra! O que vou fazer com elas?
        - Dona Lúcia, a senhora é tão boa no biscoito, faz um biscoito de pêra.
        - Marcelina sabe que é uma boa idéia? Vou inventar uma receita, daquelas.
        - Sabe que você não está mais falando com aquele jeito matuto?
        - É o Mose, ele mudou muito. De noite ele conversa com a gente, lê a bíblia, ensina a gente falar, é um bom filho!
        - Que bom! Mas... Mãos a obra, vamos deslanchar com essas pêras.
Rod Mel cobra mais urna vez ao Beto, o carneiro, a solução para o sumiço do casaco de Lolla.
        - Beto! Vou passar o caso para o Rod Jr. Ele tem mais jeito pra isso do que você.
Rodolfo ouve e retruca:
        - Primeiro, meu nome não é Rod Jr. É Rodolfo, viu pai. Segundo, eu não sou investigador, sou um cientista. Beto pode continuar com o caso.
         - Tal pai, tal filho. - diz Beto.
Chegou aos ouvidos de Lolô que o amestrador Michael Silver estava hospedado no “Spêra”. Para chamar a sua atenção, passou a ensaiar o “Concerto para uma só voz” próximo à janela do quarto do homem.
Lúcia convoca todos para testarem a mais recente novidade em culinária:
As “lolletes”. Biscoitos de pêras.
          -Vocês querem a receita? Então aí vai:
250 g de manteiga ou margarina
1 xícara de chá de açúcar
5 xícaras de farinha de trigo
1 gema
3 colheres de sopa de gergelim torrado
1 xícara de chá de pêras desidratadas bem picadinha
1 pitada generosa de noz moscada
Amasse tudo muito bem até ficar uma massa homogênea. Forme biscoitos de 6 cm de diâmetro. Leve ao forno quente por cerca de 20 minutos ou quando estiverem ligeiramente corados. Assim que sair do forno lambuze com um glacê de glaçúcar com leite. Se tiver paciência desenhe em cima carinhas de ovelhas. Essas são as verdadeiras “lolletes”. Caso queira outros sabores substitua as pêras por damasco, abacaxi, ou maçã desidratada. Não servem outras frutas, pois deixariam de ser “lolletes”.


Continua amanhã...