ZÉ GRANDÃO BOBO


Me fazem mesmo de bobo
pois meu papel na verdade
só vivem modificando;
pois sério eu bato no lobo
mas na personalidade
de vilão vivo apanhando!





(Rio de Janeiro, 17/9/2017)

NOTA: Originalmente este personagem não tem origem definida, sendo conhecido no folclore do sul dos Estados Unidos e por fim aparece nas compilações em sete livros (1881) do escritor Joel Chandler Harris - os contos do Tio Remus. Em 1946 Walt Disney lançou o clássico "Canção do Sul" que, misturando imagem real e desenho animado, mostra os três personagens conhecidos como Compadre Coelho, Compadre Urso e Compadre Raposo. São animais caipiras, tudo compadre mesmo quando inimigos. O urso (Brer Bear no original) junta-se ao raposo (que acabou, nos Estúdios Disney, sendo identificado como o João Honesto que já havia aparecido em "Pinóquio", de 1940) para caçar o coelho que, não tendo força mas tendo astúcia, sempre ganha dos dois. Nos anos 50 um concurso da revista "O Pato Donald" definiu o nome Quincas, no Brasil, para o Compadre Coelho.
Quanto ao Zé Grandão, ora aparece em quadrinhos com João Honesto querendo comer o Quincas - e aí ele é um vilão bocó, daí o "Bobo" que acrescentam ao seu nome em sua ausência - ora nas histórias do Lobinho e Lobão, como um honesto porém violento roceiro que mantem um galinheiro. Quando o Lobão tenta roubar uma de suas galinhas o Zé Grandão corre atrás dele armado de porrete.
Nos quadrinhos e desenhos ele é personagem da Disney.