Teatro: Brincando na rua fugindo pra lua.

Teatro: Brincando na rua fugindo pra lua.

Cenário: Um bairro com casas e jardins floridos. Um Lugar bem tranquilo.

Personagens:

João: Menino de 6 anos.

Marilda: Mãe de João

Caetano: Pai de João

Fabinho: Menino de 6 anos

Gustavo: Pai de Fabinho

Clarice: Mãe de Fabinho

Bruxo Maucolin

Corvo Zulico

Brincando na rua fugindo pra lua.

NARRADOR: Em um bairro cheio de jardins floridos, um lugar pacato, bonito de se morar, onde duas famílias muito amigas que se criaram no mesmo bairro, brincando nas ruas e tiveram uma infância muito feliz e agora com filhos lindos a mãe de João Dona Marilda fica a olhar o seu filho e o filho de sua vizinha e melhor amiga Clarice, fica a olhar os meninos da janela de sua casa distraída lembrando a infância maravilhosa que teve e feliz começou a cantarolar e nisto resolve fazer um delicioso bolo de fubá receita de sua avô Matilda.

E João e Fabinho brincam na rua.

FABINHO: João vamos brincar de esconde-esconde?

NARRADOR: E João todo empolgado responde.

JOÃO:Vamos eu quero me esconder tão bem que ninguém vai me achar.

NARRADOR: Os dois amigos brincam tão distraídos que não percebem que estão sendo observados pelo bruxo Maucolin que os esta espreitando com um olhar de maldade. E ele se transforma em um menino com o dobro da idade de João e transforma seu corvo Zulico seu companheiro inseparável em um menino do mesmo tamanho que João que tem seis anos e é uma criança cheia de energia e de alegria.

O corvo se interessa por João.

O bruxo Maucolin transformado em um menino de 12 anos chega perto de João e Fabinho todo simpático e faz amizade com os dois meninos.

BRUXO MAUCOLIN: Oi meninos meu nome é Maucolin e este é meu amigo Zulico, vamos jogar bola aqui perto da tua casa, fica melhor se fizermos nosso campinho bem aqui.

NARRADOR: Eles concordam e o bruxo Maucolin e seu corvo Zulico jogam bola e o bruxo os deixa ganhar quase sempre. A mãe de João Dona Marilda vê como se dão bem e com os passar dos dias ela não se importa se eles se distanciam um pouco dos seus olhares atentos.

O bruxo Maucolin conversa todos os dias com Dona Marilda e o seu lugar predileto para jogarem bola é os arredores da casa dos meninos. E que algazarra os quatro meninos fazem de lá para cá, de cá para lá, correm, pulam, brincam para todos os lados.

E um dia o bruxo Maucolin começa a dizer para os meninos.

BRUXO MAUCOLIN: Vamos brincar de esconde-esconde a noite que é mais divertido?

JOÃO: Vamos é claro que vamos é bem mais legal brincar a noite na rua.

FABINHO:Vamos eu aposto que ninguém me acha no escuro, quero só ver se Maucolin me acha hoje, vai contar ate 100 e nada de me achar.

JOÃO: E o Zulico vai procurar horas por mim.

ZULICO: KA, KA, KA, vou achar vocês num piscar de olhos.

NARRADOR: A noite eles começaram a correr e a contar até 10 e um achava o outro e Dona Marilda e Dona Clarice ficaram no portão de suas casas observando a correria. E durante mais de uma semana elas ficaram olhando eles brincarem de esconde-esconde, até que entrando para dentro de casa Dona Marilda falou para João.

DONA MARILDA:João, venha para casa chega de brincar é hora de tomar banho para jantar.

NARRADOR: E disse para seu marido Caetano.

DONA MARILDA: Caetano não tem nada de mal deixar que brinquem de noite na rua.

NARRADOR: E Dona Marilda conversa com Dona Clarice.

DONA MARILDA: Não vejo problema das crianças brincarem é tudo tão legal ver elas brincando, eu vou hoje assistir a novela, o meu galã vai beijar a mocinha parece que vai ser empolgante este capitulo hoje.

NARRADOR: E as duas amigas começaram a conversar sobre a novela. E não ficaram mais cuidando das crianças brincando e assim passaram mais sete dias. E o corvo Zulico começou a falar para João coisas estranhas e Fabinho ouviu e contou para sua mãe que falou.

DONA CLARICE: Não vai mais brincar de esconde-esconde de noite na rua.

NARRADOR: E quando era convidado ele falava.

FABINHO: Minha mãe não deixa que eu brinque na rua é perigoso ela diz que o homem do saco pega e leva a gente.

BRUXO MAUCOLIN: Homem do saco não existe seu bobo é tudo mentira da tua mãe, ela não quer que você se divirta, não obedeça ela seu bobão.

FABINHO: Ela não é mentirosa, ela gosta de mim, eu vou obedecer minha mãe sim.

NARRADOR: O bruxo e o corvo ficaram estressados tanto que chegou a sair fumaça pela orelha do bruxo.

BRUXO MAUCOLIN: Seu maricas com medo do escuro, se esconde na barra da saia da mamãe.

CORVO ZULICO: Seu medroso. medroso, ,medrosoooo.

NARRADOR: E Dona Clarice ouvindo o que eles falavam chamou seu filho.

DONA CLARICE: Fabinho venha me ajudar, venha já pra dentro de casa.

NARRADOR: E Fabinho obedeceu a mãe e foi correndo para casa.

NARRADOR:E João ficou brincando mais duas semanas então uma noite o bruxo e o corvo o convidaram para brincar de esconde-esconde e ele chegou em casa chorando e sua mãe perguntou porque estava chorando, mas ele não quis contar nada e foi para o quarto.

DONA MARILDA: Não vai mais brincar com estes meninos na rua.

NARRADOR: Mas João não era mais o mesmo, ficou desobediente e teimoso com a mãe contrariando-a em tudo o que ela falava. o corvo e o bruxo falaram para João.

BRUXO MAUCOLIN: João você é parte do nosso grupo, nós vamos em breve fugir para a lua.

NARRADOR: O menino queria conhecer a lua.

E um dia falou para seu pai que estava distraído regando as plantas em seu jardim.

JOÃO: A lua é muito bonita, pai, deve ser maravilhosa para se morar nela.

CAETANO: João ninguém pode chegar na lua ela fica muito longe, somente com uma nave espacial se chega lá e olhe lá é muito longe da Terra filho.

NARRADOR:O menino deu de ombros para o pai e foi brincar.

CAETANO:João vem aqui perto de seu pai para me ajudar a regar as flores do nosso jardim.

NARRADOR: O pai chamou e ele fez que nem escutou e assim fazia todos os dias.

E Dona Marilda começou a chamar por João bem brava.

DONA MARILDA: João vem tomar banho para jantar, já é tarde para ficar na rua brincando.

NARRADOR: E João nem dava bola e foi correndo brincar de esconde-esconde. Ele e o corvo Zulico, que transformado em menino machucou novamente João e ele chorou e foi para casa, mas tinha vergonha de dizer para sua mãe onde Zulico tinha machucado. E a mãe começou a desconfiar de algo errado e começou a proibir João de brincar com Zulico.

O bruxo Maucolin vendo que o menino ficava mais em casa, começou a jogar no rosto de Dona Marilda uma poção maléfica para que ficasse sempre cansada e sonolenta e não desse mais atenção para seu filho.

E João saia para brincar de esconde-esconde e chorava todos os dias e corria para casa.

BRUXO MAUCOLIN: João vamos fugir para a lua esta noite.

JOÃO: Vamos, eu quero conhecer a lua.

NARRADOR: E deste dia em diante seus pais e vizinhos nunca mais o viram. E seu pai quando olha para a lua lembra dos choros de seu filho quando chegava em casa quando saia para brincar de esconde-esconde.

E numa noite de luar olhando para a casa de Fabinho viu uma sombra escura que parecia ser de um bruxo e um corvo e falou para Gustavo.

CAETANO: Seu Gustavo eu não deveria ter deixado meu filho brincar na rua de noite, estou tão arrependido.

GUSTAVO: É seu Caetano o Fabinho fica dentro de casa a noite e ajuda a Clarice e a gente conversa bastante e saímos juntos pescar e ele vai começar a ir para a Escola.

Hoje coloquei na janela uma grade por dentro do quarto dele para que eu e a Clarice nos sentirmos mais seguros e estou colocando umas trancas nas portas para que ele fique bem seguro conosco em casa para que nada nos aconteça dentro de nossa casa.

CAETANO: Pois eu vi um estranho rondando a tua casa ontem a noite.

GUSTAVO: Eu também vi uma sombra negra parecia um bruxo e um corvo.

E eles ficaram atentos aos companheiros de brincadeiras de Fabinho. E quanto a João?

FABINHO:Será que fugiu para a lua?

NARRADOR:Fabinho pergunta olhando a noite linda de luar da janela de seu quarto.

E seu pai o abraça e sua mãe diz olhando para a lua: Brincando na rua fugindo pra lua.

Fim