Flor do campo e o pé de laranjeira

Era uma vez...

Uma menina linda de cabelos cacheados e olhos negros como jabuticaba. Seu nome era Flor do Campo.

Todos os dias ela acordava bem cedinho e ia passear na floresta, conversar com os animais e sentir o ar puro da natureza.

Em um belo dia... Flor do Campo caminhava pela floresta como fazia todas as manhãs,Quando de repente escuta um chorinho. Ela procura, mas não encontra nada. A princípio sente medo e sai correndo.

No outro dia a sua mãe lhe deu uma pequena cesta e pede para a filha trazer umas laranjas para fazer um delicioso suco.

Flor do Campo sai com sua cesta é vai até o pé de laranjeira. Quando já estava chegando perto ela começou a escutar Novamente o chorinho. Ao chegar mais perto ela percebe que havia uma criança sentada aos pés da laranjeira a chorar. Ela se aproxima e pergunta:

_ Qual é o seu nome? Por que chora?

A outra criança levanta a cabeça e responde:

_Meu nome é Mariazinha e choro porque sinto fome.

Flor do Campo então diz:

Se acalme. Vou tentar te ajudar. Me de a sua mão e vamos brincar de colher frutos. A gente se diverte e você mata um pouco de sua fome.

As duas então sobem no pé de laranja e começam a arrancar. Ao terminarem Flor do Campo abre a sua bolsinha e oferece o seu lanche para Mariazinha que por sua vez come com muita vontade. Elas se despedem e Flor do Campo retorna para a sua casa.

No outro dia ao levantar Flor do Campo encheu sua cestinha de guloseimas e foi fazer o seu passeio diário como era de costume, Só que agora tinha destino certo... o pé de laranjeira.

Ao chegar lá Mariazinha já estava ansiosa para conversar com a nova amiga. Flor do Campo forra uma toalha no chão e convida a amiga para fazer um piquenique. Conversa vai... conversa vem...e Flor do Campo então pergunta para a sua amiga:

_Mariazinha, onde anda sua família?

Mariazinha responde:

Minha família mora naquela casinha ali da frente. Somos extremamente pobres, tenho mais cinco irmãos e meu pai faleceu quando eu tinha meses. Desde então passamos muita necessidade. Todos os dias eu vinha pra cá chorar e pedir pra Deus que me mostrasse alguém de bom coração que pudesse nos ajudar. Aí apareceu você.

Flor do Campo com os olhinhos cheios d'água fala com sua amiga:

_Gostaria muito de conhecer a sua família.

Mariazinha então fala para a sua amiga:

_

Vamos marcar para amanhã. Fale com sua mãe primeira e a convide para nós fazer uma visita. Somos pobres mas temos muita satisfação em recebe _los em nossa humilde casa.

Flor do Campo retorna para a sua casa e conta o que estava acontecendo para a sua mãe e fala sobre o convite de Mariazinha. A sua mãe fica muito contente e promete fazer a visita.

Flor do Campo quase não conseguiu dormir de tão ansiosa.

Logo cedo Dona Teresa, mãe de Flor do Campo prepara uma enorme cesta com bolo, pão, leite, frutas e vai com a filha fazer a visita.

Ao chegar à casa de Mariazinha elas se deparam com uma surpreendente situação. A mãe e seus seis filhos todos arrumadinhos dentro de suas condições esperando com muita alegria para conhecer a nova amiga de Mariazinha. Dona Teresa se apresentou e logo depois a mãe de Mariazinha foi logo disparando.

-Meu nome é Maria e esses são meus filhos:

Joãozinho, Marquinho Luizinho, Mariazinha, Rosinha e Pedrinho. Gostaria muito de agradecer por toda a ajuda que sua filha nos deu. Bendito seja esse pé de laranjeira, pois foi debaixo dele que as duas começaram a amizade.

Dona Teresa então convida todos para fazer um piquenique embaixo do pé de laranjeira. Todos concordaram e foram pra lá. Formaram a toalha e então Dona Teresa então convida a todos para se servir. Todos comeram conversaram e experimentaram o bolinho de chuva da Dona Maria quando tiveram uma grande ideia. Dona Teresa então falou sobre a festa do biscoito que haveria naquele final de semana e sugeriu que Dona Maria fizesse seus bolinhos de chuva para vender durante os três dias de festa e no último dia á comissão iria escolher o melhor biscoito da feira e o ganhador receberia uma boa quantia de dinheiro.

Dona Maria achou a ideia boa, porém ficou triste, pois não tinha o dinheiro para comprar os ingredientes. Então Flor do Campo teve uma ideia.

-Vamos colher laranja e vender para comprar o material do biscoito.

Todos gostaram da ideia é imediatamente foram colher e dona Maria encheu o cesto e foi para a vila vender.

E não é que vendeu tudo. Ela comprou o material do biscoito e no dia seguinte se reuniram debaixo do pé de laranjeira para combinar tudo.

Os biscoitos foram fabricados na casa de Dona Teresa com ajuda de todos. Quando caiu a noite todos foram para a feira e graças a Deus todos foram vendidos. No outro dia aconteceu á mesma coisa. É no terceiro dia acabou tudo rapidinho, porém aconteceria o concurso do melhor biscoito.

Os jurados se sentaram provaram os biscoitos e começou a votação.

Para a surpresa de todo o biscoito vencedor foi o Bolinho de chuva de Dona Maria.

Ela pulou de alegria e seus filhos vibraram.

O dinheiro que ela ganhou ela investiu em seus biscoitos e todos os dias ela saia com sua cesta de bolinhos para a vila para vender. A partir daquele dia a família de Dona Maria nunca mais passou necessidade e todas as tardes eles se reuniam debaixo do pé de laranjeira para conversar ,contar histórias e sorrir.

Valéria Brito
Enviado por Valéria Brito em 27/03/2018
Código do texto: T6291816
Classificação de conteúdo: seguro