O burro falante e a galinha maltês

Um, dois, três, quatro ... Contar história é um barato!!!

Quatro, três, dois, um ... Mas não é pra qualquer um!!!

Um, dois, três, dessa eu já sou freguês!

Três, dois, um ... Meu coração faz tumtumtum!

Um, dois ... Vou contar tudo depois!

Dois, um ... Silêncio, nenhum zumzumzum...

História de hoje: O burro falante e a galinha maltês

Era uma vez, quer dizer, era mais de uma vez... Um burro falante e uma galinha maltês! O burro cansado de tanta carga pesada e a galinha da carga pesada de colocar tantos ovos por dia. Entre o burro e a galinha existia algo em comum: ambos não mais suportavam aquelas situações de opressão vividas pelos dois. O burro baixava as orelhas, a galinha apenas ciscava, ciscava e punha tantos ovos quanto suportava... Certo dia, um desses dias de final de tarde, os dois se encontraram no mesmo canto da vastidão de terra da fazenda. O burro comendo milho e a galinha bicando milho também. Uma pena saída do rabo da galinha foi parar no nariz do burro que não aguentando, não aguent...ando... liberou um espirrrrrro danado, dando um banho na galinha maltês. Esta logo ficou toda emplumada, irritada com o burro. No acerto de contas, ambos perceberam que estavam insatisfeitos. Ela reclamava do fato de ainda ter de pôr tantos ovos e ainda ter de aguentar espirro de burro, e ele, tentando se desculpar, colocava culpa na pena da galinha. Ela dizia que não tinha pena de ninguém, ele dizendo que ninguém tinha pena dele. Desde cedo que trabalhava pesado, forçado pelo homem, não tinha nem direito de uma alimentação sossegada, tanto tempo naquela rotina, de sol a sol, sem qualquer direito a descanso ou mesmo sono sossegado. A galinha, querendo se sair, dizia que ele não precisava fazer uma tempestade por causa de uma pena no nariz, de choramingar a vida dele porque não era diferente da vida dela, presa a vontade do dono dela, já velha e ter de pôr ou chocar ovos o dia inteiro... Os dois perceberam que tinham as mesmas dores, as mesmas reclamações da vida. Daí, tiveram uma ideia...Mas o que esperar de sair da cabeça de um burro e do cérebro de uma galinha? Burrice e titica? Não, nada disso. A galinha resolveu fazer uma greve de passar dias sem por ovos e o burro resolveu empacar, não iria sair do lugar, muito menos puxar carroça para seu ninguém. Dias nessa situação, o dono da fazenda chegou a uma conclusão: o burro estava cansado, já não tinha mais força como antes e a galinha já tinha dado ovos além da conta. Para o burro, o dono resolveu diminuir a carga de trabalho, dando-lhe apenas pequenas cargas e horas de descanso. Já para a galinha, o fim foi outro, achando que já não mais servia para o trabalho, o dono seu ordem para que fizessem uma boa canja dela. A sorte foi que a cozinheira era muito apegada a ela, resolvendo assim o destino dela, implorou ao dono da fazenda que deixasse ela viva, não era justo com a bichinha ter aquele fim depois de tanto trabalho.

Diante do impasse, a galinha piscou o olho para o burro; o burro piscou o olho para a galinha e, durante à noite, depois que todos já dormiam, o burro e a galinha reuniram os outros animais da fazenda e todos decidiram partir para longe, para um lugar mais justo onde os animais sejam mais livres e nunca explorados pelos homens. Chegaram a um lugar chamado era uma vez, e, era uma vez, posso contar outra vez se assim você desejar!!

Senhor burro e dona galinha maltês agradecemos a atenção, beijos no coração...E assim se encerra a nossa contação....