O menino que não gostava de ler livros.

Artur é um garoto muito esperto e adora fazer travessuras com o seu cãozinho Totó é o seu passatempo preferido. Como as outras crianças, ele leva a vida normal brinca de jogar bola com os amigos e gosta de soltar pipa, andar de bicicleta.

Desde os quatro anos começou a frequentar a escola se adaptou bem no ambiente escolar fez amizades novas com a professora e os colegas. Mas, Artur só tinha um probleminha: não sabia ler e nem gostava de leitura. Para ele leitura era algo sem graça, uma chatice.

Todo dia na escola tinha a hora da leitura , seus colegas que já sabiam ler ficavam ansiosos esperando o momento para ler para a turma ouvir, porque seus pais tinham o costume de contar histórias em casa para os filhos antes de dormir.

Já Artur vivia uma outra realidade seus pais tinham pouco estudo e passavam a maior parte do tempo trabalhando fora para sustentar a família. Então quem convivia mais com ele era a vovó Mafalda.

Dona Mafalda foi percebendo que seu neto não ia bem na escola , o garoto já não tinha mais aquela alegria estampada no rosto nem motivação para estudar. Ela preocupada o convidou para uma conversa.

_ Vem aqui meu netinho gostaria de um minutinho de sua atenção!

__ Sente-se aqui no colo da vovó .

___Tô percebendo que você ultimamente está tão tristinho e não tem respondido as tarefas de casa. ____O que está acontecendo contigo, meu querido? Amanhã irei a escola conversar com a professora saber o que se passa.

__Não, vô! Não precisa!

____Não sei o que está acontecendo contigo querido, você gostava tanto da escola e dos colegas e de uns tempos para cá está tão desmotivado nos estudos.

___Verdade, vó. _____ Então qual é o problema ? __ Perguntou a avó.

______ Sabe vovó eu gosto muito da escola da professora e dos colegas. Mas... É que ... Ainda não sei ler e não gosto de livros acho

uma chatice, cansativo.

Dona Mafalda tentou explicá-lo que a leitura iria levá-lo a lugares incríveis, um mundo encantado, colorido cheio de fantasia e magia e que a partir da leitura do primeiro livro ele jamais iria deixar de gostar de ler. E por meio da leitura ele seria capaz de viajar pelo mundo inteiro e se divertir bastante.

Após, o jantar ela sugeriu ao neto e aos pais um momento de contação de histórias. Todos se juntaram arrumaram a sala encheram de almofadas, tapetes e livros e ali mesmo começaram a ler histórias.

Desde esse dia Artur começou a compreender que para aprender a ler é preciso conhecer as letras do alfabeto aprender juntar as sílabas e assim é que vai se formando palavras novas.

Depois de um certo tempo, o garoto estava lendo tudo na escola, em casa em qualquer lugar e a alegria foi tamanha que em seu aniversário ele falou para os pais que queria ganhar de presente uma coleção de livros infantis de Monteiro Lobato.

Artur descobriu através da leitura o mundo ao seu redor e ficou muito feliz e agradeceu a avó, a professora e os pais pelo incentivo deles.

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 04/06/2018
Reeditado em 10/06/2018
Código do texto: T6355523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.