Preserve o meio ambiente , a natureza grita por socorro.

Na escola durante a aula de ciências , o tema discutido foi : educação ambiental. Entretanto é perceptível que a preservação do meio ambiente já é um caso de urgência, visto que a flora e a fauna do nosso planeta estão ameaçados e muitos estão em extinção.

Marquinhos embora sendo muito esperto e curioso não entendia muita coisa do assunto, mas sempre interagia com sua professora , dona Rosalina.

___Professora , a senhora poderia me explicar o conceito de meio ambiente?

Ela então respondeu:____meio ambiente é o local onde se desenvolve a vida na terra, ou seja, é a natureza com todos os seres vivos e não vivos que nela habitam e interagem. É tudo aquilo que nos cerca, a água, o solo, a vegetação, o clima, os animais, os seres humanos.

_____ah! Agora compreendo melhor! Precisamos fazer algo para que nosso planeta não seja destruído. As pessoas precisam se conscientizarem disso, essa é uma responsabilidade social, de todos. As pequenas ações que praticamos podem influenciar na vida de muita gente, isto é, fazer com que venhamos pensar e agir diferente.

O bom exemplo vale muito mais que palavras jogadas ao vento, a palavra convence, mas o exemplo arrasta. Portanto, os pequenos gestos, atitudes podem fazer a grande diferença.

Marquinhos então falou: ___É lamentável ver pessoas jogarem lixo no chão, nos rios, derrubando árvores ou fazendo queimadas, é triste.

É muita falta de respeito com a natureza e também falta de conscientização de que o próprio homem é quem está destruindo a natureza, poluindo o meio ambiente.

Mas isso pode mudar! A professora então começou indagar: _____Você sabia que a água potável do nosso planeta se for usada com desperdício pode acabar? Os recursos naturais podem se esgotar totalmente. Imaginem a gente sem água alguns dias, como seria ruim? O que seria de nós seres humanos sem água ?

_____Certamente morreríamos porque a água é indispensável a vida.

Na escola ou no ambiente familiar as crianças aprendem muito cedo que jogar lixo no chão é falta de educação, inclusive prejudica o meio ambiente e pode levar anos para se decompor no solo, como o plástico por exemplo. Além disso, quem joga lixo no chão tem cara de que mesmo?

____Marquinhos respondeu: quem joga lixo no chão tem cara de porco, porcalhão.

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 15/06/2018
Código do texto: T6365536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.