Belinha e Rosaflor conhecem o Piolho

Belinha levou Rosaflor até o castelo onde ela estuda, a fadinha ficou estarrecida com o tamanho da escola e a quantidade de crianças.

Percebeu, porém que alguns alunos coçavam muito a cabeça e curiosa como era, perguntou a amiga o motivo de tanto coça-coça. A menina informou-lhe que se tratava de um insetinho chamado piolho, que adora viver nas cabeças das crianças e que vai saltando de uma cabeça para outra. Colocando seus ovinhos chamados lêndeas.

Rosaflor piscou os olhinhos, como fazia todas as vezes que algo incomodava e questionou a companheirinha de aventura como poderiam resolver esse dilema.

Belinha. Então, esclareceu que a única forma seria que os responsáveis pela criança infectada por pediculose (esse é o nome dessa infestação), retirasse todos os piolhinhos e ovinhos da cabecinha que estava servindo de alimento para o bichinho.

Informou também que nesses dias as crianças poderiam fica em casa por tratar-se de uma doença de fácil contágio.

A fada das flores ficou muito preocupada e ao chegarem ao jardim, após a aula, quis vistoriar a cabeça de Belinha e com uma lupa começou a remexer os cabelos da menina. E, tanto remexeu, que enxergou algo se movendo, e quando aproximou a lupa viu de perto aquele que a deixara preocupada o dia todo.

A menina começou a chorar e correu para casa para contar o ocorrido para a mamãe, e no mesmo momento parou o que estava fazendo para cuidar dos cabelos da filha.

Escreveu então um bilhete para a professora que dizia:

A professora leu o bilhete em silêncio e decidiu escrever junto com a classe um comunicado para esclarecer aos pais sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação de piolhos.

A partir desse dia, Belinha nunca mais foi a escola com os cabelos soltos e todas as tardes ao retornar a mãe da garotinha olhava sua cabeça com a ajuda de um pente para verificar se nenhum outro parasita estava vivendo por ali.

Silvana Noya Pires Michelin
Enviado por Silvana Noya Pires Michelin em 28/06/2018
Código do texto: T6376528
Classificação de conteúdo: seguro