Primeiro dia de aula

Carol estava apreensiva. Era o seu primeiro dia na escola dos “grandes”, pois até então havia frequentado a escolinha onde era permitido chamar as professoras de tias.

Sua mãe lhe alertara que agora seria necessário muito mais compromisso e responsabilidade, afinal chegara a hora de aprender a ler e a escrever.

A menina entusiasmou-se ao ouvir essa frase. Finalmente poderia desvendar todos os segredos guardados naquelas estantes coloridas.

Ao chegar à sala de aula, e ser acolhida pela professora junto com os demais coleguinhas, sentiu-se confortada, mas continuou sentindo um friozinho na barriga, que só foi diminuindo quando a mestre perguntou quem já sabia escrever o nome. Carol, toda faceira, ergueu a mãozinha, foi então uma festa, todas as crianças queriam falar ao mesmo tempo, até que a professora pacientemente organizou a classe e permitiu que todos fossem à lousa e escrevessem o nome, Carol, toda orgulhosa, escreveu com letra bastão CAROLINE.

Em seguida, as crianças realizaram uma roda, pois iriam conversar e a seria necessário que todos pudessem se olhar enquanto cada amiguinho falava. E assim foi, um de cada vez contando: como era a escola onde estudaram no ano anterior, o que gostavam de fazer, do que gostavam de brincar, se tinham irmãos e todos foram ouvindo com muita atenção o que cada aluninho relatava.

De repente, entram num momento mágico! A professora tira de uma caixa toda enfeitada, um pacote decorado com um papel maravilhoso e com um laço, que chegava a reluzir, de tão brilhante. A meninada ficou curiosa para saber do que que se tratava e a pedido da professora foram arriscando palpites: “presente”, “bombom”, “doce”, até que uma menina de nome Isabela perguntou se seria um livro. A professora Carina sorriu e abriu o pacote e mostrou a capa para as crianças onde estava escrito com letras bem bonitas “ A fadinha das cores”.

Quando Carina iniciou a leitura, todos ouviram atentamente e só falavam quando a leitura era interrompida pela professora que fazia indagações sobre o enredo aos pequenos ouvintes.

Após a leitura houve um momento para que opinassem sobre as personagens, e sobre o que mais gostaram e o livro foi passando de mãozinha em mãozinha para que pudessem olhar as figuras.

Foram informados que fariam um passeio pela escola e foram levados de sala em sala para conhecer os lugares e as pessoas que neles trabalhavam. Os olhinhos brilhavam com cada novidade.

O tempo passou muito rápido e já chegara o horário do recreio e foram encaminhados para o refeitório para tomarem um lanchinho delicioso preparado pelas merendeiras da escola.

Ao retornarem para a classe, foi o momento de elaborarem juntos, os combinados para o ano que se iniciava.

Estavam ainda discutindo sobre o horário de ir ao banheiro, quando ouviram o toque do sinal. Que pena! O primeiro dia de aula havia terminado.

Carol voltou para a casa feliz e contando tudo o que havia aprendido para a mãe e ansiosíssima para que chegasse logo o dia seguinte e pudesse conhecer muito mais sobre o mundo naquele lugar encantador chamado escola.

Além de darmos continuidade com o trabalho de prevenção ao mosquito Aedes Aegypti desenvolveremos outros trabalhos, com foco dessa vez, na Febre Amarela.

Desenvolveremos também um trabalho de proteção aos animais, conscientizando as crianças sobre os cuidados necessários.

Silvana Noya Pires Michelin
Enviado por Silvana Noya Pires Michelin em 28/06/2018
Código do texto: T6376540
Classificação de conteúdo: seguro