O GALO O GATO E O CACHORRO

Viviam numa chácara os três animais que se deliciavam toda manhã à beira de um grande lago que enfeitava uma paisagem cheia de flores e árvores frondosas.

Numa manhã de sol ardente o cachorro veio até o galo e lhe disse que passando perto do galinheiro, onde estavam galinhas e pintinhos, sentiu o cheiro de gato. O galo saiu correndo temendo que seus filhotinhos fossem comidos, entrando no galinheiro, viu uma gata cinza, magra, desnutrida, deitada próximo do buraco onde colocam a ração, se aproximando, com cautela, a gata lhe olhando nos olhos disse: Não sei onde anda meu companheiro, então vim em busca de alimento, pois na minha barriga estão três ou quatro gatinhos e se eu morrer eles também morrerão, o galo saiu e disse ao cachorro: - De fato é uma gata e ela esta esperando gatinhos e sem comer há dois dias saiu em busca de alimentos. O cachorro foi então até à beira do lago e sorrateiramente, jogou um pouco de ração na água, os peixes ali se aglutinavam e pode então ele pegar dois e levar para a gata faminta. A gata não acreditou quando o cachorro, pôs diante de si um belo peixe e ainda lhe disse que tinha outro, depressa ela começou a comer, seus olhos brilhavam, e dentro de si seus gatinhos agradecidos pulavam de alegria.

Depois de alguns dias eis que dona gata aparece com seus gatinhos que alegres corriam atrás do galo e do cachorro, seu companheiro nunca mais voltou, mas ela tinha agora dois amigos que lhe ajudavam-na passar o dia com contentamento.

ANEZIO
Enviado por ANEZIO em 31/08/2018
Código do texto: T6435572
Classificação de conteúdo: seguro