A TABUADA DO ABC

C + E = CE

C + I = CI

Escrevia a aluna em seu caderno, quando seu colega perguntou:

- O que é isso?

- Tabuada do ABC - respondeu Marina

- E para que serve? - perguntou Pedrinho

- Para estudar os pedacinhos e não errar mais as palavras: doce, adocicado, você, ciúme e outras. Meus pais criaram a tabuada do ABC.

Pedrinho achou a ideia interessante, mas não queria dizer para a colega que tinha dificuldade nos pedacinhos cha, che, chi, cho e Chu e em outros. Despediu-se e foi para casa. Tomou banho, almoçou, dormiu um pouco e acordou derrepente, em um sobressalto. Espreguiçou-se, saiu da cama e pegou sua mochila. O sono era muito forte ainda, o corpo estava mole mas Pedrinho continuou em seu objetivo.

Pegou lápis e papel e começou a escrever:

C+H+A = CHA

CHAVE, CHÁCARA,

C+H+E = CHE

CHEIRO, CHEQUE

C+H+I = CHI

CHIADO, CHINELO

C+H+O = CHO

CHORO, CHOVE

C+H+O = CHU

CHUCHU, CHUVEIRO, CHUPETA

Sua mãe entrou no seu quarto com um lanchinho e para sua surpresa Pedrinho estava estudando. Estranhou, mas tentou ser natural e disse:

- Que bom você estar acordado, olha o que fiz? Bolinho de chuva que você tanto gosta.

Pedrinho olhou para a mãe e a abraçou dizendo:

- Obrigado mamãe, agora vou ficar mais forte para estudar.

- Que bom Pedrinho, o que você está estudando?

- Ora mamãe a tabuada do ABC - respondeu o menino

A mãe de Pedrinho acenou com a cabeça como se soubesse do que Pedrinho estivesse falando. Abraçou o filho, deu um beijo na cabeça e saiu do quarto.

Pedrinho ficou empolgado fazendo e refazendo a TABUADA do ABC.

Uma voz gritou lá debaixo Pedrinho telefone para você, atende no corredor.

Pedrinho disparou do quarto e ouviu aquela voz estridente do outro lado:

- Pedrinho a turma vai brincar, vamos nos reunir na porta da sua casa, tchau!

- Mas....

O menino não teve tempo de responder. Voltou para o quarto e se jogou na cama, resmungando - estou tão cansado hoje!

Por volta das 19:00h chegaram os avós de Pedrinho e para surpresa de todos, o menino não desceu correndo as escadas para abraça-los, perguntando se tinha balas. A mãe de Pedrinho achou estranho mas não fez nenhum comentário. Todos foram para a área conversar.

Por volta das 19:45h a campainha tocou novamente, eram os colegas do menino o chamando para brincar.

Sua irmã gritou: Pedrinho seus amigos chegaram e estão na varanda te esperando e voltou para onde estava, conversando pelo celular.

Mas dessa vez algo estranho aconteceu Pedrinho não respondeu a nenhuma chamada, algo estava acontecendo.

A mãe subiu em disparada, o coração saindo pela boca, parecia que o quarto do filho não chegava nunca.

Ao abrir a porta o susto foi maior ainda.

A mãe de Pedrinho o encontrou deitado, lendo um livro, sendo que havia vários outros de sua estante na cama.

- Pedrinho está tudo bem? perguntou com o coração aflito!

- Está mamãe!

- Mas você não desceu para falar com seus avós filho, e nem foi brincar com seus amigos.

- E você, está lendo?

- Você dizia que era chato!

Pedrinho olhou para mãe e percebeu o tom de preocupação em suas palavras.

- Mamãe hoje descobri algo muito importante. Se eu estudar a Tabuada do ABC que Marina me ensinou, fica mais fácil descobrir as palavras. E quando comecei a juntar as palavras, descobri nomes de pessoas, de objetos, de lugares. E fiquei muito contente.

A mãe do menino se derramou em lágrimas e disse: Pedrinho você está lendo. Abraçou forte e beijou muito seu filho.

Os dois ficaram ali, Pedrinho lendo e a mãe ouvindo atentamente cada palavra que saía de seus lábios.

Essa estória minha gente, seria de mais uma criança que é alfabetizada e se encanta com as palavras se Pedrinho não tivesse nove anos e estivesse no primeiro ano. Todos diziam que a mãe teve complicações no parto e

que ele era um menino atrasado.

Através da tabuada do ABC Pedrinho teve o CLICK da leitura e nunca mais parou. Ele não era atrasado, apenas estava no tempo dele. Com a leitura tornou -se o aluno número um da turma, fez provas de nivelamento e alcançou a série que deveria estar. Pedrinho era um menino levado e cheio de vida, porém muito esforçado e sempre ajudava os colegas no que podia e no que não podia.

Na formatura do nono ano, foi homenageado, como aluno revelação de todo o colégio.

Onde você estiver levante-se e bata palmas para Pedrinho. Lembre-se sua estória também pode mudar, Pedrinho aproveitou uma oportunidade, aproveite as suas.

Criswatson
Enviado por Criswatson em 02/10/2018
Código do texto: T6465705
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.