Quarenta metros de fio...

Antes que eu aprendesse a ler e a me dar conta de quanto o quarenta pode ser emblemático nas sapiências, dos livros, e na popular, fui confrontado com essa mítica-realidade quando "havera" de ter meus cinco ou seis anos.

Talvez já tivesse ouvido a estória de Ali-Babá, da voz de mana LaToya, que costumava ler-me espevitada e professoralmente das suas Mais belas histórias. mas não tenho como afirmar, me firmar ou confirmar isso, decorridas mais de 6 décadas do fato, que passo a narrar abaixo; e tampouco ainda havia por aquele tempo identificado nas transmissões radiofônicas esportivas o Quarentinha, que com Garrincha e Paulo Valentim, iria destroçar meu infante coração tricolor na final do campeonato fluminense de 1957...

E muito menos tinha eu noção de que a Quaresma se compunha dos quarenta dias de sacrifício na preparação para a Páscoa triunfal, por nem ter ainda passado pelo catecismo de tia Rita.

E finalmente chego ao quarenta que interessam: estava-se concluindo a construção de uma nova cozinha em nossa casa no Brumado sob a batuta do Zé Maria pedreiro e surgiu a necessidade repentina, numa matina ensolarada, de se instalar a fiação elétrica. Com papai na fábrica àquela hora, manas LaBelle e LaToya na escola, e mamãe com mais um par dos peralvilhos Beu e Kashi ao seu encargo, surgiu minha oportunidade inadiável e intransferível de entrar em jogo.

Entendi bem a encomenda com a clareza, que até a repeti em voz alta para não a esquecer, quarenta metros de fio, urgente, quando chegasse ao balcão da venda do Zé Chave que ficava na outra ponta - debaixo - do povoado, a uns 400 ou 500 metros de distância de nossa casa, que era então a penúltima, da chamada ponta da rua do Quenta-Sol.

Quando atendido, bradei com toda a convicção possível a minha querência, ainda que a sonoridade fosse entrecortada de visível falta de prática : quarenta metros de fio de cobre, preto. O atendente não creu no que lhe soprei eu: 40 metros? Não eram quatro? Consultou o patrão, que por sua vez pareceu mais incrédulo: quarenta metros...?

E o impasse se instaurou. E se prolongou, prolongou, até que surgiu alguém, e já não me lembro quem, talvez o próprio servente do pedreiro Zé Maria, para confirmar meu desidério. Mas ali, vingado o meu pedido, não saí convencido. Fora de Pirro aquela vitória tão inglória.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 03/12/2018
Código do texto: T6518377
Classificação de conteúdo: seguro