Caixa de Ferramentas

Texto Áureo: Deuteronômio 6:1-7

Deus deu uma missão aos pais na criação dos filhos. E para que realizasse as tarefas lhe entregou uma “Caixa de Ferramentas” – a Palavra de Deus!! Nela contêm todos os ensinamentos para vocês pais, e especialmente para seus filhos!

Nessa caixa contém 05 ferramentas e cada uma delas tem uma finalidade.

Histórias bíblicas (ensino): Diz o texto que o ensinar precisa ser com persistência. Ou seja, os pais nunca devem parar de ensinar seus filhos. Uns aprendem rápidos, outros nem tanto. Mas, o mais importante é nunca desistir. Precisamos seguir o exemplo de Cristo e não desistirmos do propósito.

Telefone (diálogo): A Palavra diz “E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas educai-os de acordo com a disciplina e o conselho do Senhor. Caminhando como servos” (Ef 6:4). Infelizmente, muitas famílias substituíram o diálogo pela tecnologia, e mais especificamente o ‘celular’. O silêncio real impera e o mundo virtual cria princípios e regras de individualidade.

Sapatinho (caminho): É preciso ensinar e conversar enquanto se caminham juntos. Não deixe que outros façam por você! Avós, escolas, tios e babás apenas podem te auxiliar, mas a missão é sua! Eduque seus filhos! E não deixe que nada impeçais seus filhos de servirem à Deus!

Manta (ao deitar): O salmista diz que “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança” (Sl 4:8); e só podemos descansar em paz e em segurança se tivermos a certeza que Deus está conosco. Não descuide de sua filha. A noite (trevas) costuma roubar os ensinamentos dos pais. Sejam presentes na vida dela!

Solzinho (ao levantar): Temos por hábitos acreditar que à luz do dia tudo é mais tranquilo, e por vezes deixamos as coisas passarem despercebidas. Diz a Bíblia que os “dias sãos maus” (Ef 5:16); mas também nos chama a atenção para “aproveitarmos cada as oportunidade”. Portanto, curta cada fase de sua filha enquanto bebê, infância, adolescência e juventude! Não deixe para fazer amanhã o que pode e deve fazer hoje!

Se você guardar esses ensinamentos em seus CORAÇÕES e forem capazes de repassarem todos seus ensinamentos para seus filhos, eles irão crescer e jamais se desviarão dos Caminhos do Senhor!

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6

Obs.: Texto criado para dinâmica no Chá de Bebê de "Ana Lívia", filhos de João e Mariana, amigos da família.