As Rosas e o Cacto

Em um jardim com grandes árvores, grama verde e bem florido, havia duas rosas que disputavam o amor de um cacto.

As rosas estavam no auge de suas belezas. Elas reluziam, em suas pétalas, um vermelho intenso e exalavam um delicioso perfume, mas brigavam entre si para saber qual era a mais harmoniosa e emanava a fragrância mais marcante. Com seus espinhos, uma alfinetava a outra, provocando discórdia, rancor e mágoa.

O cacto, por sua vez, era alto, robusto e admirava as duas rosas, mas também outras flores do jardim, como a dália, a amarílis, a calêndula, a gérbera e a gardênia.

As outras flores ignoravam o cacto pois não apreciavam aquele seu jeito marrento e pretensioso. Dália se apaixonou pelo lírio, amarílis pelo cravo, calêndula fisgou o amor-perfeito e gérbera fez sua união com gardênia.

Mas, a cada dia, as duas rosas brigavam e se feriam mais. A cada espinhada que se davam, notava-se um pouco menos de viço em suas pétalas e as lindas rosas foram perdendo seus encantos.

Ingênuas, elas desperdiçavam tanta energia atacando uma à outra que nem notavam todas as maravilhas e possibilidades que existiam naquele imenso jardim. As rosas também não percebiam que qualquer flor que tocasse o cacto seria ferida com seus espinhos.

André Jorge Bueno
Enviado por André Jorge Bueno em 12/12/2018
Reeditado em 09/03/2023
Código do texto: T6525263
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.