O sítio sem morte

O SÍTIO SEM MORTE
Miguel Carqueija

Criada pelo desenhista Riley Thompson em 1943 (no original, Grandma Duck) para os Estúdios de Walt Disney, a Vovó Donalda é uma das personagens “patas” mais simpáticas. Idosa e de hábitos antigos (ela dirige um carro, mas bem velho) ela vive num sítio nos arredores de Patópolis, e é avó do Pato Donald e contra-parente do Tio Patinhas.
Todo mundo gosta dela e da sua comida. Existe apenas um empregado no sítio, o Gansolino, que é por demais preguiçoso. Em certa época os ratinhos da Cinderela, Zezé e Tatá, também trabalhavam lá mas quase ninguém lembra disso.
Eu nunca a vi em desenho animado.
O sítio da Vovó Donalda é um lugar aprazível onde a turma do Donald — incluindo Huguinho, Zezinho, Luisinho, Margarida, Gastão, Tio Patinhas e até o Professor Pardal — gosta de ir repousar.
Um detalhe, porém, me chama a atenção: é um sítio sem morte. Nenhum dos muitos animais do sítio é levado a corte. Afinal, patas são vegetarianas.
O fato é que os animais não-antropomorfizados da granja, ou seja, animais que se portam como animais, têm todos as suas funções específicas, e vários aparecem com nome, como o cavalo Brioso e o bode Barbicha.
Vejamos as funções:
O cavalo serve como transporte.
O boi puxa o arado.
As vacas fornecem leite.
As galinhas dão ovos.
O galo é o despertador.
As abelhas fornecem mel.
O bode é o lixeiro.
As ovelhas dão lã, é claro.
Só fiquei meio perplexo com relação aos porcos. Não consegui imaginar uma utilidade para eles. E ninguém no sítio come costeletas. Décadas atrás, porém, uma namorada esclareceu-me a questão: os porcos são os vigias do sítio, já que, curiosamente, a Vovó Donalda não cria cachorros.
Faz sentido. Um bando de porcos avançando... dá para intimidar os possíveis intrusos.

Rio de Janeiro, 5 de setembro de 2019.