Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O sítio sem morte

O SÍTIO SEM MORTE
Miguel Carqueija

Criada pelo desenhista Riley Thompson em 1943 (no original, Grandma Duck) para os Estúdios de Walt Disney, a Vovó Donalda é uma das personagens “patas” mais simpáticas. Idosa e de hábitos antigos (ela dirige um carro, mas bem velho) ela vive num sítio nos arredores de Patópolis, e é avó do Pato Donald e contra-parente do Tio Patinhas.
Todo mundo gosta dela e da sua comida. Existe apenas um empregado no sítio, o Gansolino, que é por demais preguiçoso. Em certa época os ratinhos da Cinderela, Zezé e Tatá, também trabalhavam lá mas quase ninguém lembra disso.
Eu nunca a vi em desenho animado.
O sítio da Vovó Donalda é um lugar aprazível onde a turma do Donald — incluindo Huguinho, Zezinho, Luisinho, Margarida, Gastão, Tio Patinhas e até o Professor Pardal — gosta de ir repousar.
Um detalhe, porém, me chama a atenção: é um sítio sem morte. Nenhum dos muitos animais do sítio é levado a corte. Afinal, patas são vegetarianas.
O fato é que os animais não-antropomorfizados da granja, ou seja, animais que se portam como animais, têm todos as suas funções específicas, e vários aparecem com nome, como o cavalo Brioso e o bode Barbicha.
Vejamos as funções:
O cavalo serve como transporte.
O boi puxa o arado.
As vacas fornecem leite.
As galinhas dão ovos.
O galo é o despertador.
As abelhas fornecem mel.
O bode é o lixeiro.
As ovelhas dão lã, é claro.
Só fiquei meio perplexo com relação aos porcos. Não consegui imaginar uma utilidade para eles. E ninguém no sítio come costeletas. Décadas atrás, porém, uma namorada esclareceu-me a questão: os porcos são os vigias do sítio, já que, curiosamente, a Vovó Donalda não cria cachorros.
Faz sentido. Um bando de porcos avançando... dá para intimidar os possíveis intrusos.

Rio de Janeiro, 5 de setembro de 2019.
Miguel Carqueija
Enviado por Miguel Carqueija em 08/09/2019
Código do texto: T6739903
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Miguel Carqueija
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 71 anos
2926 textos (176932 leituras)
55 e-livros (4956 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/09/19 14:24)
Miguel Carqueija