Volta ao Mundo com Judith (XXVIII)

A ilha de Norfolk é nossa parada desta quinta-feira de Lava-pés, véspera da Paixão. Com seus 34,6 km2 e uma população declinante nos últimos anos - estava em torno de 1.750 em 2016 - Norfolk, também chamada Norfuk no dialeto local está a 1.390 kms da Austrália e é de complicada abordagem por via marítima.

Sua descoberta deu-se em 1.774, por William Cook e, por duas vezes funcionou como colônia penal ao longo de 55 anos, até 1855. A ilha já havia sido povoada por povos polinésios, mas estava desabitada quando da chegada de William Cook.

A fauna e a flora endêmicas são de grande importância, porém a colonização, sobretudo com a agricultura e pecuária e a introdução de animais domésticos trouxe-lhes prejuízos irreversíveis.

A dureza extrema da vida penal deixou marcas profundas também no caráter da população. Um fato notório de 25 de maio de 1840, contudo, é lembrado com certa comoção: a data do vigésimo primeiro aniversário da Rainha Vitória, da Inglaterra. O novo superintendente penal Alexander Maconochie, para marcar o evento, deu um dia de plena liberdade para os apenados, com libações e celebrações de toda ordem. E no day-after, ou o dia seguinte, retorno à normalidade carcerária absoluta...

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 09/04/2020
Reeditado em 30/04/2020
Código do texto: T6911783
Classificação de conteúdo: seguro