“À procura da Felicidade” (Uma singela homenagem às Mães!)

Contação de história em prosa poética:

“À procura da Felicidade”

Por Thaís Falleiros

2011 / editado em 2020

Era manhã de domingo. A menina assistia a alguns vídeos no celular do papai, quando parou em um muito sinistro.

Era um desenho animado e um bruxo disse em tom entusiasmado:

-Para você ser feliz, não adianta torcer o nariz! É preciso encontrar a Dona Felicidade! Só assim será feliz de verdade!

A menina confusa, muito pensou sobre essa frase misteriosa. Foi então que uma ideia ela teve:

- Minha vó deve conhecer essa tal Felicidade. Pois vovó é muito feliz e muito sábia devido sua idade!

Ligou para a vovó com ansiedade, mas olha só o que a vovó respondeu sem maldade:

-Ó minha neta, tenho várias amizades! Com a Dona Hortência, Dona Margarida, Dona Violeta, Dona Piedade, mas não conheço essa tal Felicidade.

- Vovó, já sei! Se a senhora conhece essas pessoas todas com nome de flor, a Felicidade só pode ser uma delas, é claro! -

Foi a menina esperançosa até o jardim do seu Genaro.

Lá perguntou o nome de todas para o bondoso senhor, mas flor Felicidade ela não encontrou.

Voltando triste para a casa, passou em frente à padaria do simpático português, Seu Emanoel. Lá tinha uma placa: “Vende-se Carolina, Sonho e Pastel”.

- Ora! – Falou alto a pequena – Seu Emanoel, se o senhor vende sonho deve vender Felicidade também! Afinal quem sonha é feliz!

E a resposta, você já deve imaginar. Seu Emanoel nem sabia o que falar:

- Ora pois, minha garota! Claro que não, nunca ouvi falar neste doce, mas deve ser muito bom!

Chegou em casa, tirou as sandálias, e desabou a chorar:

- Eu não sou feliz...

A mamãe, ouvindo a lamuria da pequena, carregou-a no colo, embalou, limpou as lágrimas e a escutou. Contou uma história de um livro muito bonito, brincaram e riram.

A menina, vendo o rosto da mamãe, sentiu paz! Sentiu-se protegida, amada, acariciada! E se sentiu FELIZ!

- Mãe, como é seu nome?

- O que foi minha filha? Você esqueceu meu nome? Meu nome é Maria!

Maria era só o nome inventado pela sociedade! Na verdade, sabia a menina, sentia lá no fundo do coração, que o nome da mamãe era Felicidade!

Feliz dia das mães! Feliz dia da Felicidade, pois não há quem ame mais e com maior intensidade!

---------------------------------------------------------------------------------

Espero que tenha gostado! Ao recontar essa história, não esqueça de citar a autoria, está bem? Isso é muito importante para os escritores! Gratidão!

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 29/04/2020
Código do texto: T6932089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.