Loreta espoleta

Em uma casinha muito humilde que ficava bem na entrada de um bonito bosque, morava uma menina sorridente, falante, de longos cabelos negros e de muitas pintinhas no nariz. Loreta morava com seus pais, sua irmã mais velha e com seu cachorro, o Valente.

Como toda menina de oito anos, ela tinha muitos sonhos. O primeiro deles era ter um tubarão de estimação para fazer companhia ao Valente, que andava se sentindo muito sozinho. Loreta prometia sempre ao cãozinho que daria um amigo a ele, assim que seus pais a deixassem sair para pescar.

Mas Loreta morava longe da praia e, além disso, seus pais trabalhavam muito e tinham pouco tempo para levá-la para passear.

Loreta ia à escola todas as manhãs acompanhada de sua irmã e quando chegavam, ela ajudava nas tarefas de casa e brincava com Valente até quase a hora se dormir. Em alguns dias, a menina tinha preguiça de fazer os deveres de casa e escondia o caderno dentro de seu baú de bonecas para que a mãe não visse. No dia seguinte, após a professora cobrar o caderno ela respondia: - Minha boneca ficou estudando, professora! E chegava em casa dando aula e dando bronca na boneca, que não tinha terminado a lição a tempo.

Numa manhã ensolarada, Loreta foi tomar banho para ir à escola e debaixo do chuveiro cantou tão alto e tão afinado, que dois passarinhos pousaram na janela do banheiro para integrar o coro. A menina aproveitou e fez algumas bolhas de sabão para entretê-los enquanto cantavam juntos. Depois, saiu apressada. Tomou o seu achocolatado, pegou sua mochila lilás e seu caderno de matemática enquanto os dois novos amigos azuis e serelepes continuavam aguardando sobre a janela.

A irmã de Loreta teve febre durante a noite e não iria à escola. A mãe da menina disse que, como precisava trabalhar, ela tinha permissão para ir sozinha à aula pela primeira vez, já que a escola ficava perto, somente a duas ruas dali.

A criança então saiu animada para ir à escola, mas logo se distraiu ao perceber que os dois passarinhos a acompanhavam. Logo, eles entraram pelo bosque, num lugar que Loreta ainda não havia passado, e ela, curiosa, os seguiu.

Em pouco tempo eles chegaram próximo de um riacho e cantaram os três juntos. Alto e bonito, como tinham feito mais cedo. Então, os passarinhos azuis pousaram um em cada ombro da menina, que já terminava de cantar sua canção bonita quando uma senhora se aproximou.

Ela tinha os cabelos brancos e presos, usava um chapéu engraçado e um longo vestido azul. Azul como como as penas do passarinhos que cantavam com Loreta.

-O que faz aqui, menina? Perguntou a senhora.

E a criança respondeu:

- Estou indo para a escola, mas comecei a cantar e me distraí.

A mulher olhou-a nos olhos e disse:

-Mas você não deve andar sozinha por aí.

Loreta, assustada, levantou-se rapidamente para ir embora enquanto os passarinhos se afastaram fazendo silêncio.

A velha mulher então a pegou pela mão e disse: - Não se assuste! Eu te ajudo. Peça três coisas que você deseje muito.

A menina sorriu e respondeu:

- Quero pedir que eu possa pedir quatro coisas.

A velha , surpresa com a esperteza da criança, retrucou sorrindo:

- Que resposta bem pensada! Tudo bem. Peça então o que quiser.

Loreta pediu que tivesse sempre uma bela voz e se tornasse uma grande cantora pop, pediu um filhote de tubarão para fazer companhia a seu amigo Valente, pediu que sempre tivesse condição de ajudar aos próximos e por último, pediu para não se atrasar para a aula de matemática.

A velha era uma vizinha distante e uma bruxa poderosa que quase não saía de casa, por isso Loreta não a havia reconhecido.Vendo que a menina não pediu nenhuma riqueza para si, atendeu prontamente, entregando a ela um bonito aquário verde com um filhote de tubarão sorridente, que dançava enquanto Loreta cantava como nunca, atraindo a atenção de todos os animais do bosque. A senhora acompanhou a menina até a escola e ela não se atrasou.

A partir de então, a menina, sempre estudiosa, tirava as melhoras notas da classe. Era convidada para cantar em todas as festas da redondeza, participando também de muitos programas de televisão. Por causa disso, sua família deixou de ser tão pobre, podendo ajudar até mesmo os vizinhos mais necessitados.

Quando completou dezenove anos, Loreta ingressou na Universidade e pode se tornar a médica mais atenciosa do mundo, cuidando de graça e com muito carinho de todas as crianças que a procuravam. A velha vizinha, satisfeita, tomava chá com ela todas as tardes enquanto Loreta cantava. Pensava então consigo em como era bom ajudar alguém de coração puro e fazer o bem chegar a tanta gente.