O PROTESTO DA LUA

Era uma vez uma lua que estava cansada de trabalhar no turno da noite,andava arredia,passando a reclamar de tudo e de todos,inclusive do sol,que foi o seu antigo namorado.

Suas amigas do turno da noite,as estrelas periguetes lhe davam conselhos para que ela parasse de reclamar tanto,porque isso não seria de bom tom pra elas.

Diziam,também,para a lua que as coisas eram daquele jeito à milênios e, que ninguém nem nada poderia mudar aquela situação.Mas a lua turra como era queixava-se cada vez mais!

"Por que o sol tem mais privilegios do que a gente ? Brilha mais que todas nós juntas? Por que o sol tem mais admiradores no verão e a gente não tem nas noites de inverno? Por que o sol tem duas horas de almoço e a gente meia hora? Por que não temos regalias?"

Mas a lua não parava de reclamar,até que,chegou aos ouvidos do todo poderoso chefão que,logo mudou ela de turno para evitar maiores complicações.

O sol passou a trabalhar no turno da noite e a lua no turno do dia.Mesmo assim,ela continuou a reclamar e dessa vez atacou o altíssimo salário do sol.

"Por que o 'astro-rei' trabalha menos e ganha mais,e eu,trabalho mais e ganho uma mereca? Isso é injusto." Disse para as amigas estrelas protestando e tendo a adesão de unhas e outras.

Enquanto isso,as coisas na terra andavam muito estranhas e feias.Ninguém estava compreendando porque o ecossistema da terra estava em desequilibrio total:Uns diziam o fim do mundo,outros, a volta do salvador...

Com toda essa confusão instalada no universo e na terra e afetando outros planetas,o todo poderoso chefão,pressionado a rememdiar a situação,manda chamar a lua para uma conversa franca e definitiva.

Pois todos sabem que a harmonia do universo e do mundo e de outros planetas dependem do bom funcionamento do sol e da lua.E a conversa se desenrolou mais ou menos assim:

a lua: eu me demito.

o chefe: voce não pode se demitir.

a lua: nao sou importante pra empresa.

o chefe: todos são importante na empresa.

a lua: o que o senhor quer de mim?

o chefe: que pare de protestar e incitar as outras.

a lua: então,garanta os meus direitos.

o chefe: o que voce está reivindicando?

a lua: quero ter luz própria,brilhar mais que o sol.

o chefe: Ok.vou ver o que posso fazer.

E a conversa se encerrou com um aperto de maos.Depois de um mês ela teve seus direitos garantidos.Voltou a trabalhar à noite e o sol de dia.Conseguiu ter luz própria,a brilhar tanto quanto o sol.

Joelson Gomes da Silva
Enviado por Joelson Gomes da Silva em 12/04/2021
Reeditado em 30/07/2021
Código do texto: T7230420
Classificação de conteúdo: seguro