Um passeio no parque (uma história para ser contada)

Escrita para ser contada a crianças de 4 a 5 anos

..............................................................................................

A professora de uma escola resolveu um dia levar seus alunos para um piquenique no parque.

Quando ela contou para os alunos, todos adoraram a idéia e já imaginavam o dia maravilhoso que teriam, com comida, brincadeiras e tudo que tivessem direito.

Quando finalmente chegou o dia do passeio, que todos haviam aguardado ansiosamente. As crianças não se agüentavam de tanta alegria e mal esperaram chegar ao parque para querer comer as guloseimas da cesta de piquenique.

O dia estava maravilhoso com muito sol e calor. Era um dia de primavera, as árvores estavam todas floridas e havia muitos pássaros.

Ao chegar ao parque, a professora combinou algumas regras com seus alunos.

- Escutem todos! Eu não quero ninguém muito longe de mim e nem andando sozinhos pelo parque, fiquem sempre juntos e poderão brincar a tarde inteira.

- E nem pensem em chegar perto da floresta que fica do lado do parque, lá é perigoso.

- Por quê é perigoso professora? Perguntou uma das alunas.

- Dizem que a floresta é mal assombrada.

- Ohhhh!!! Fizeram as crianças com medo.

E não perguntaram mais nada. Ficaram com medo de perguntar.

Enquanto a professora forrava o chão com uma toalha preparando o piquenique, conversava com os alunos:

- Crianças, vamos primeiramente comer, para depois vocês brincarem no parque, mas não comam muito para não dar indigestão quando forem correr e pular por aí. Depois de

Enquanto isso a professora ia colocando todos os lanches ao lado da cesta que havia trazido.

-Prontinho, agora vamos ver se todos estão aqui para começarmos a comer. Vamos fazer uma chamada, rápida?

- Carlos?

- Presente professora.

- Camila?

- Presente professora.

Alana?

- Estou aqui professora.

- Marcos?

....

- Marcos?

- Cadê o Marcos pessoal? Alguém viu para onde ele foi?

- Não sei professora, a Taís também não está aqui.

- Óh meu Deus! Disse a professora com uma expressão assustada.

- Será que eles foram para a floresta?

- O que tem na floresta professora para ela ser mal assombrada? perguntaram os alunos.

A professora então falou com um tom de voz baixinho.

- Dizem que existe uma bruxa muito má na floresta. Ouvi histórias de crianças que entraram lá e nunca mais saíram. Foram transformadas em bichos que ficam presos na casa da bruxa.

- Estou com medo professora. Disse Joana fechando os olhos com as mãos.

A professora tentando acalmar a aluna disse:

- Eu sei Joana, mas nós temos que ir lá procurar o Marcos e a Taís.

- Eu vou professora, não tenho medo de bruxa nenhuma, olha como eu sou forte! Disse Vinícius mostrando os braços para a professora.

- Fiquem calmos, vamos todos juntos e nenhuma bruxa ou qualquer outra coisa irá nos fazer mal. Todos concordaram com a professora e começaram a andar em direção à floresta.

Quando chegaram mais perto, viram que as árvores da floresta eram muito altas, gigantes e que era escuro lá dentro.

As crianças e a professora ficaram com medo, mas mesmo assim, enfrentaram o medo e entraram na floresta. Enquanto isso a professora foi contando as histórias que tinha ouvido sobre a bruxa.

- Me contaram uma vez, que uma família havia entrado na floresta, eram: pai, mãe e duas crianças. E que começaram a ouvir sons estranhos, muito assustadores e que de repente, no meio da floresta, deram de cara com uma casa muito velha, uma casa grande e cheia de bichos em volta. Tinha um gato preto na porta, uma coruja com olhos enormes estava numa árvore perto da casa e tinha até uma vassoura na porta.

- Eles ficaram olhando do lado de fora e ouviram uma gargalhada muito alta e assustadora. Ficaram morrendo de medo e saíram correndo.

Eles tinham certeza que aquela era a casa da bruxa, porque viram a vassoura, o gato preto e a coruja. E eles correram e correram até sair da floresta.

A professora e os alunos já estavam no meio da floresta. Quando de repente começaram a ouvir alguns barulhos estranhos.

Todos ficaram com muito medo e pararam para ouvir melhor.

- Parece som de coruja, disse a professora.

- Estou com medo! Estou com medo! Disseram os alunos.

- Fiquem calmas crianças, fiquem juntas, vamos encontrar seus amigos.

E um pouco mais à frente a professora avistou uma casa muito antiga, assim como na história que contou para as crianças. Todos ficaram olhando para a casa, congelados de medo.

E então ouviram de dentro da casa uma gargalhada muito alta! E em seguida todos ouviram a voz de Marcos e Taís, seus amigos.

- Uma das crianças gritou, é a bruxa professora, está com eles, o que vamos fazer?

A professora pediu para que todas as crianças ficassem quietas e abaixadas, porque ela iria olhar pela janela da casa e ver se encontrava as crianças perdidas.

E a professora foi agachada, bem perto do chão até a janela, sem fazer barulho. Olhou lá dentro... e ...

Olhou para trás em direção aos alunos e começou a rir...

Sem entender, os alunos foram até a janela também. Olharam pelo vidro e viram seus amigos, sentados no sofá da casa, assistindo desenho e ao lado deles, tinha uma senhora bem velhinha que servia para os dois muitos doces gostosos e dava risada junto com eles, enquanto assistiam à televisão.

A professora e os alunos descobriram que não existia nenhuma bruxa naquela floresta, na verdade quem morava naquela casa era uma senhora muito boazinha, que adorava fazer doces e gostava muito de crianças.

Depois todos entraram e comeram muitos doces saborosos. Voltaram para casa no final da tarde e depois disso, a professora e as crianças voltaram muitas vezes mais, para fazer visita para a velhinha simpática que fazia doces gostosos.

Paulo Martiniano
Enviado por Paulo Martiniano em 30/12/2007
Código do texto: T796907
Classificação de conteúdo: seguro