O VALE DAS VERDADES ENCANTADAS II

Um dia o rio que atravessava o Vale viu a tititi da conversa entre as árvores e resolveu falar com elas também.

Ei ! Gritou ele! Elas olharam e não viram ninguém...ei, ele gritou de novo...e elas continuaram a não ver nada...sou eu o rio...o rio fala também? Todas se olharam! E se apressaram a se debruçar sobre o rio, que feliz cumprimentou a todas com o devido respeito às senhoras...Bom dia a todas, começou ele, ouvi sua conversa e sei que gostariam de conhecer outros lugares, pois digo que posso contar histórias porque passo por vários lugares. Elas bateram palmas para ele e sentaram-se para ouvi-lo falar.

Pois é, venho de muito longe, minhas águas passaram por diversos lugares, onde existem cidades, que são um monte de casas e pessoas juntas, rios sujos pelas próprias pessoas! Foi um Ó geral – que horror – as próprias pessoas! Ali no vale tudo era muito bem cuidado! Contou a devastação das árvores, o quê fez muitas chorarem o outras tirarem os brotinhos dali... O rio tinha muitas histórias para contar dos homens e da maldade que faziam com a natureza, mas tinha que seguir seu curso, foi embora prometendo voltar...

As árvores agora sabiam um pouquinho a mais sobre o mundo que estava à sua volta, mas ficaram tristes com o tratamento dos humanos com suas parentes...